Início » Noticia » Mangueirão abrigará moradores de rua em combate ao coronavírus
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Mangueirão abrigará moradores de rua em combate ao coronavírus

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Localização

Brasil
BR

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) abriu os portões do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para receber moradores de rua e em situação de vulnerabilidade. Na manhã deste domingo (22), o local começou a receber doações de empresas e da comunidade em geral  que se juntaram ao governo nesta causa. Esta medida visa a prevenção e contenção à propagação do novo Coronavírus (COVID-19).

“Em menos de 24 horas, já recebemos muitas doações, como kits de higiene, alimentos que chegam a todo instante e, principalmente de pessoas que estão espontaneamente vindo aqui para demonstrarem que esse é o momento de união do povo do Pará”, disse Helder Barbalho, governador do Pará.

O Mangueirão foi escolhido pela capacidade de receber um número significativo de pessoas, que poderão utilizar as principais dependências da praça esportiva, como vestiários e banheiros. A expectativa é receber mais de 600 pessoas. “Essa ação é um gesto de solidariedade, de humanidade para a ajudar a estas pessoas desabrigadas. Nós como seres humanos e cidadãos, sentimos felizes de estar aqui, ajudando nessa fase. Pabenizo o Governo do Estado, na pessoa do governador Helder Barbalho por esta grande iniciativa”,  frisou Arlindo Silva, titular da Seel.

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) será a responsável pelo cadastramento e o encaminhamento dessas pessoas. No primeiro momento, os atendimentos são voltados para a capital paraense, Belém, depois se estenderá para toda a região metropolitana de Belém.

“Nós iremos abordar e convidar as pessoas nas ruas, em pontos principais. Será um trabalho de convencimento para que eles recebam um atendimento completo, que envolve alimentação, higiene, atividades de lazer e orientações para a saúde”, ressalta Inocêncio Gasparim, secretário da Seaster.

Doações - O Mangueirão está recebendo doações de alimentos, roupas e materiais de higiene para auxiliar os abrigados. No período da manhão, o estádio recebeu mil cestas básicas e materiais de higiene, de uma rede de supermercados. Outra loja de departamentos enviou 1000 colchões e 1000 travesseiros que serão usados durante esse período.

"O Magazine Luiza já realiza essas ações em outros estados e em Belém não seria diferente. Doamos 2000 produtos, divididos entre colchões e travesseiros", disse Adriano Almeida, gerente de distribuição do Magazine Luiza.

O ato de solidariedade motivou Cristina Alcantara ir até o Mangueirão e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social que serão recebidas. “Me sensibilizou quando vi as matérias que aqui estariam acolhendo essas pessoas que, muitas delas, nem sabem o que está acontecendo, a gravidade que o mundo está vivendo. Reunir algumas para trazer e ajudar aos mais carentes. É nessa hora que temos que dar as mãos”, conta a voluntária.

Os materiais devem ser entregues todos os dias, a partir das 8h até 19h, no Portão B2, do estádio, localizado na Augusto Montenegro. Também podem ser entregues na Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD), no bairro do Marco.