Início » Noticia » Alunos com deficiência participam de Jogos em Soure
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Alunos com deficiência participam de Jogos em Soure

Localização

Brasil
BR

O município de Soure, região do Marajó, recebeu a 5° edição dos Jogos Escolares de Alunos com Deficiência de Soure (JEADS). O evento contou com a participação de 130 atletas, que disputaram as modalidades de boliche, pintura livre, corrida de 100 metros, vôlei adaptado, futsal, queimada e cabo de guerra. A competição aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, no ginásio de esporte Abel Nunes Figueiredo.

Com o tema “Esporte e educação como ferramentas para a Inclusão”, o objetivo dos jogos foi oportunizar aos alunos com deficiência que desenvolvam suas potencialidades de forma democrática e não seletiva, reafirmando valores e princípios democráticos, através da prática de atividades esportivas.

- Incluir não se trata apenas de inserir o aluno em sala de aula, mas também de dar condições para desenvolver suas potencialidades. Sempre digo que a maior recompensa é ver o sorriso de felicidade dessas crianças. Só Deus pode descrever – ressalta Daiane Pinheiro, coordenadora de educação especial.

Puderam participar dos jogos os alunos inclusos na rede regular de ensino, bem como os associados de Soure e de Salvaterra. Entre eles, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Soure (APADS), que atende cerca de 150 pessoas com vários tipos de deficiência.

- Ao ver os rostinhos de felicidade deles participando dos jogos, me sinto muito emocionada. Poder testemunhar a autoestima e acompanhar o desenvolvimento deles não tem preço – disse Derci Silva, coordenadora da APADS.  

Os jogos começaram a partir de um projeto dos professores Marta Bezerra e Miguel Bezerra, junto com Derci Silva, da APADS. Atualmente, conta com a parceria da Prefeitura de Soure, assim como a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).  

- Estamos buscando dar maior atenção para esse tipo de evento. Os Jogos de Soure são uma alavanca para toda a sociedade, dando oportunidade ímpar para essas famílias que participam – disse Renilce Nicodemos, secretária de Estado de Esporte e Lazer.

imagem: