Início » Noticia » Semana do Idoso é comemorada com vasta programação
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Semana do Idoso é comemorada com vasta programação

Localização

Brasil
BR
A fim de promover a política de atenção à pessoa idosa, aproximar e facilitar o acesso dessa população a serviços do Estado, o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDPI), ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promove a Semana do Idoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento, que ocorre em um shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, 27, e termina no domingo, 1, data em que se comemora o Dia do Idoso.
 
Entre os serviços oferecidos estão: orientação jurídica, emissão de carteira cultural, orientação sobre direito do consumidor na aquisição de produtos e serviços, avaliação nutricional, avaliação física, vacinas de gripe/Hepatite B, emissão de passe Sênior e Credencial de Estacionamento. Também serão realizadas atividades de lazer, dança e apresentações artísticas.
vida_ativa
 
Além dos serviços, serão comercializados artigos produzidos por idosos que residem no Abrigo Estadual Lar da Providência, de responsabilidade da Seaster. “Esses produtos são produzidos durante as oficinas terapêuticas, que visam trabalhar aspectos como atenção, memória, cognição, coordenação motora e autoestima. Não são produzidos, na verdade, para serem comercializados, as vendas são uma consequência, o importante é a realização da atividade”, explicou a terapeuta ocupacional do abrigo, Juciane Melo.
 
 
Parceiros - A coordenadora do projeto Vida Ativa na Terceira Idade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Liane Costa, levou para a abertura do evento apresentações de dança e atividades de alongamento. “Uma das coisas mais importantes nessa idade é manter a disposição para as atividades físicas”, opinou a coordenadora. Já o Hospital Cynthia Charone participou com apresentação de peça teatral.
 
Público -  O aposentado Emanuel Sampaio, que faz parte de um projeto da Seel, aproveitou para emitir a carteira cultural e o passe sênior. “Acho essa iniciativa importante e prestativa para nós idosos, porque conseguimos fazer várias coisas em um só lugar”, considerou.
 
Já a dona Tânia Maria Souza foi em busca das certidões de nascimento para moradores da Comunidade do Parque Verde, onde reside. “Estou aqui para ajudar algumas pessoas da comunidade que não conseguiram emitir o documento na última ação que aconteceu lá”, explicou.
 
Texto: Silvio Garrido / Seaster
imagem: