Início » Noticia » Crianças e adolescentes de projeto esportivo visitam o Mangueirão
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Crianças e adolescentes de projeto esportivo visitam o Mangueirão

Localização

Brasil
BR

Oitenta crianças e adolescentes que são atendidos em um projeto social que oferta aulas de jiu-jitsu, em Belém, visitaram o Estádio Olímpico do Pará/ EOP, o Mangueirão, nesta quarta-feira (06). A visita ocorreu por meio do Projeto de Extensão “Centro de Visitação” que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando proporcionar ao visitante a experiência de conhecer os locais que ficam restritos em dias de jogos.

A visita foi guiada por estagiários de curso de Turismo e voluntários do projeto. Os visitantes acompanharam um roteiro que segue pelas arquibancadas, vestiários, Tribuna de Honra e pelo túnel de acesso ao gramado. Também foi feita uma aula prática em uma das salas de treino do estádio que contou coma presença do adjunto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela gestão do espaço, Vitor Borges. A ideia foi possibilitar às crianças e jovens a oportunidade de conhecer a praça esportiva e a história do esporte paraense.

Luany Corrêa, de 13 anos, é aluna do projeto social há um ano e já conquistou várias medalhas, sendo a mais importante a de campeã no Torneio Norte-Nordeste de Jiu-jitsu, realizado em abril, no ginásio da Universidade do Estado do Pará, mas nunca havia entrado no Mangueirão. “Essa visita foi a oportunidade de entrar aqui pela primeira vez e achei tudo muito bonito. O que mais me chamou a atenção foi a receptividade das pessoas, muito atenciosas e contando muito bem a história do espaço”, disse a adolescente.

O projeto social Mente Ocupada Tapioca foi idealizado e é coordenado pelo professor da modalidade Jony Melo, em atividade desde 2016 e que hoje atende a aproximadamente 200 crianças, de 4 a 14 anos, em um espaço no conjunto Benjamin Sodré, Parque Verde, em Belém.

“Agendamos essa visita porque a maioria dos nossos alunos não conhecia o estádio e além disso, os pais e responsáveis vieram acompanhando e muitos também estão pela primeira vez aqui, por isso, estão até mais empolgados do que as crianças”, ressalta o professor Jony Melo.

Cíntia Borges Cardoso, mãe de Hadryel que pratica o esporte há mais de um ano, por meio do projeto, ficou encantada com a estrutura do Estádio Olímpico do Pará. “É surpreendente estar aqui. Tudo é diferente do que quando assistimos jogo pela televisão, pois não vemos a grandeza e a beleza desse lugar”, enfatiza Cíntia. Para Hadryel, de 10 anos, o que mais chamou a atenção na visita estava nos vestiários. “Aquelas banheiras parecem as de filmes de cinema. Nunca vi uma banheira tão grande”, se divertiu o pequeno atleta.

Quarenta adultos entre pais e responsáveis também participaram da visita guiada ao Estádio Olímpico do Pará.

"O Mangueirão está de portas abertas para receber nossos visitantes. O Estádio Olímpico do Pará pertence ao povo paraense e muitos não o conhecem, ou só o conhecem nos dias de jogos. Ver a alegria no rosto das crianças, jovens e adultos é muito gratificante", destaca o adjunto da pasta, Vitor Borges.

Projeto de Extensão “Centro de Visitação” - A visita dura em média 50 minutos e os horários disponíveis são de 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta, exceto feriado e em dias de jogos. O agendamento das visitas deve ser solicitado pelo e-mail visitamangueirao@gmail. Mais informações: (91) 3131-2850/ 2851.

 

 

 

imagem: