Início >> Noticia >> Soure recebe ação de prevenção ao tráfico de pessoas dentro da programação do Joapa
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

BR

O município de Soure, no arquipélago do Marajó, recebeu uma ação educativa do projeto “Protegendo Sonhos”, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A atividade faz parte da programação dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), e é realizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Atletas, dirigentes esportivos, assistentes sociais e pedagogos da cidade participaram da ação de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas que ocorreu na tarde desta quarta-feira (12).

De acordo com a Coordenadoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo da Sejudh, que gere o projeto, a promessa de uma carreira profissional no esporte é uma das formas mais frequentes utilizadas por aliciadores, que se dizem “olheiros” para chegar próximo à criança ou adolescente. O trabalho de conscientização faz parte da prevenção contra estes aliciamentos.

- Estamos aqui para ampliar a rede sócio assistencial e ajudar a formar pessoas capazes de fornecer a assistência necessária, assim como preparar o município para lidar com essa realidade, que está presente principalmente no Marajó - afirmou José Amaral Neto, psicólogo da Coordenadoria.

A rede sócio assistencial está sendo formada com o objetivo de fortalecer e municipalizar as ações.  Uma das principais metas da política de enfrentamento é o potencialização da rede na região do Marajó.

- O Marajó é grande, cheio de rios e mata o que torna um cenário propício para o ‘desaparecimento’ de pessoas. Precisamos conhecer o problema, saber como os aliciadores agem para conseguirmos trabalhar da melhor forma contra isso, e repassar esses conhecimentos para as crianças e os pais pode ser um grande diferencial nessa luta - declarou Clara Santos, coordenadora pedagógica em duas escolas de municipais.

imagem: