Início » Noticia » Seel dá início ao calendário de visita técnica para os Jogos Abertos do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seel dá início ao calendário de visita técnica para os Jogos Abertos do Pará

Localização

Brasil
BR

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) iniciará o cronograma da décima primeira edição dos Jogos Abertos do Pará, o Joapa. Coordenadores do projeto farão a sua primeira visita técnica na próxima segunda-feira (29), no município de Castanhal, nordeste do estado. O Joapa é um evento esportivo, promovido pelo Governo do Estado com o objetivo de incentivar a prática esportiva em todo território paraense.

Após três anos, os Jogos retornam com novidades. Dessa vez, serão realizados em três fases: a primeira é a Municipal, em que serão selecionados os representantes dos municípios para participar da próxima fase. As cidades receberão ainda, um kit de materiais esportivos para treinamento de suas equipes. A fase Regional é a realização de evento esportivo com a participação de municípios das diversas microrregiões do Estado. Já na última fase, a Estadual, irão disputar os municípios vencedores da fase anterior.

"A proposta do retorno permanece com o objetivo de massificar o esporte amador nas modalidades Basquetebol, Futsal, Futebol de Areia, Handebol, Voleibol e Tênis de mesa nos municípios paraenses, descentralizando assim as atividades e eventos da capital, integrando o estado do Pará por meio da prática esportiva", conta João Carmo, coordenador do projeto.

Calendário

No mês de dezembro serão realizadas as visitas técnicas para verificação das infraestruturas esportivas e não esportivas dos municípios, Já em janeiro, serão feitas as reuniões de mobilização para a apresentação do calendário das Fases Regionais, bem como o Regulamento Geral do XI Jogos Abertos do Pará aos 144 municípios do estado.

 Jogos Abertos do Pará

O Projeto Jogos Abertos do Pará teve início no ano de 2005, com o objetivo de promover a interiorização das ações do Governo do Estado como forma de democratização das ações da Secretaria. Além disso, massificar o esporte amador nos municípios paraenses descentralizando as atividades e eventos, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, valorizando a identidade local, contribuindo com a cultura de paz e o convívio comunitário, assegurando, assim, à população paraense, o direito de vivenciar e participar deste grande evento esportivo, ampliando desta forma o acesso ao esporte e ao lazer.

imagem: