Início >> Noticia >> Santarém e Oriximiná ganham polo de prática de canoagem
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Santarém e Oriximiná ganham polo de prática de canoagem

Localização

Brasil
BR

Santarém e Oriximiná, localizados na região do Baixo Amazonas, irão receber o projeto Pará Aquático, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que visa o desenvolvimento da canoagem de velocidade em diversos municípios do Estado. Antes da inauguração dos polos do projeto, professores e monitores de Oriximiná, Santarém e Senador José Porfírio participaram de uma capacitação, no período de 19 a 22 de julho, no Iate Clube, em Santarém.

As aulas foram divididas em teórica e prática e os participantes aprenderam sobre primeiros socorros, natação e técnica da canoagem, que foram ministradas por um técnico da Associação Santarena da Canoagem e Ecologia (Ascae).

"Os profissionais estão aprendendo aqui o conhecimento técnico para iniciar as aulas em seus municípios. O cunho social deste projeto também é bastante forte, trabalha o civismo. Realidades presentes em certos municípios podem ser modificadas pelo esporte, pela inserção da criança e adolescente neste meio", ratificou Jackson Miranda, que também é filiado à Confederação Brasileira de Canoagem.

O Pará Aquático será totalmente gratuito e irá atender jovens dos 13 aos 18 anos. As turmas serão divididas em três faixas etárias: 13/14 anos, 15/16 e 17/18 anos. Os professores e treinadores serão profissionais de Educação Física. A modalidade de canoagem possui grande potencial de desenvolvimento no Pará devido as condições hidrográficas favoráveis do Estado.

"O projeto é extremamente importante devido aos nossos principais meios de transporte e os nossos rios, que são as nossas ruas. Utilizar um meio natural para praticar esporte é muito gratificante e receber a capacitação para ensinar com segurança a canoagem é muito importante", reforçou Mauro Coutinho, professor de Educação Física e secretário de Esporte de José Porfírio.

O lançamento do projeto Pará Aquático em Santarém será no dia 4 de agosto, já Oriximiná inaugura o polo no dia 5 do mesmo mês.

imagem: