Início >> Noticia >> Paraenses participam de Brasileiro de Canoagem Velocidade
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Paraenses participam de Brasileiro de Canoagem Velocidade

Localização

Brasil
BR
Naturais de São Domingos do Capim, Adilson Nascimento, João Vinícius e Laerth Souza vão representar o Pará no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, realizado no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba. O Brasileiro, que classifica para o Sul-Americano e vale vaga na seleção brasileira, começa nesta quinta-feira (30) e segue até o próximo domingo (2). Para o evento, os canoístas receberam apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
 
Adilson Nascimento, mais conhecido como Jatobá, coleciona várias medalhas, sendo campeão brasileiro em 2017, nas distâncias 200m e 500m, ambas da classe K-4. Para este novo desafio, na categoria Sênior, o atleta vai repetir as provas que sagrou-se campeão no passado, além das classes K-1 e K-2, ambas nas distâncias 200m.
 
- O treino é muito intenso, intercalo exercícios na academia e na água. Ao todo, são mais de seis meses se preparando para o Brasileiro, já que é uma grande oportunidade de mostrar meu desempenho, com isso garantir vagas para competições internacionais e em programas de bolsa de incentivo – disse o atleta. 
 
Na mesma categoria que Jatobá, João Vinícius, de 18 anos, vai disputar na 500m da K-1, nas provas de 200m, 500m e 1000m, da classe K-2. Cabe ressaltar que o atleta já teve experiência no Brasileiro. Em 2017, pela categoria Júnior, foi vencedor nos 500m, da K-4.
 
- A expectativa é grande, ter que representar o Pará e a nossa cidade, tem um peso enorme. Competir na mesma categoria do meu colega, que já foi atleta de seleção, é uma grande honra. A ansiedade só aumenta – ressalta João.  
 
Estreante no evento, Laerth Souza, de 14 anos, vai competir na categoria Menor, nas distâncias 500m e 1000m das classes K-1, assim como na 500m, da K-2.
 
- Estar no Brasileiro tem muito significado para qualquer atleta, é uma competição que abre portas, além de estar reunidos competidores de muitos lugares, em busca de uma vaga para o Sul-Americano – disse o atleta.
 
A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e deve reunir mais de 400 atletas, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Máster. O evento servirá como seletiva para o Sul-Americano, que será realizado em novembro, na Argentina.
 
* Texto de Bianca Rodrigues, com supervisão de Adriana Pinto.
imagem: