Início >> Noticia >> Paraense conquista ouro em competição internacional de tênis
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Paraense conquista ouro em competição internacional de tênis

Localização

Brasil
BR

Um paraense brilhou na 33ª edição do Bahia Juniors Cup, terceira competição mais importante de tênis do país, que aconteceu neste final de semana, em Salvador. Joaquim de Almeida conquistou o título da categoria de duplas (até 16 anos), jogando ao lado de João Duleba, do Paraná. Na final, venceram por 2 sets a 1 (parciais de 1x6; 6x3 e 10x5), de virada, a dupla formada por André Silva e Lucas Batista.

- Essa conquista representa muito para minha família, para o Pará e para mim. Tenho procurado levar o nome do nosso estado da melhor forma possível. Tenho fé que vamos conseguir chegar mais longe – disse Joaquim, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Com o resultado, Joaquim pode se considerar bicampeão do evento, pois no ano passado, na categoria até 14 anos, garantiu o título de simples e duplas. Para chegar ao troféu em 2017, o paraense e seu companheiro tiveram que vencer três partidas da copa, que vale pontos para o ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat). Na categoria Simples, Joaquim chegou até a semifinal.

O evento contou com a participação de 220 atletas do Brasil, Argentina, Estados Unidos da América, Suíça, Dinamarca, Colômbia, Chile, Venezuela, Irlanda, Peru, Japão, Eslováquia, Espanha, Equador, Grã-Bretanha, México, Rússia, Portugal, Canadá, Bolívia, Costa Rica e Índia.

Atualmente com 15 anos, Joaquim pratica o tênis desde os oito, graças ao incentivo do irmão que já praticava a modalidade. Considerado uma promessa do tênis brasileiro, o atleta vem realizando seus treinamentos no Rio de Janeiro. 

- Meu irmão é o maior responsável por todo o início. Como quase toda criança, gostava de futebol, mas comecei a ir com ele e fui me destacando. Hoje tenho o apoio da Seel para evoluir minha condição técnica e agora estamos colhendo os resultados.

Joaquim de Almeida está em Itajaí-SC para a disputa da Copa Santa Catarina. Em seguida, o atleta participará da Copa Guga, em Florianópolis, que integra o Circuito Sulamericano.

imagem: