Início >> Noticia >> IX Regata de Verão movimenta Ilha de Algodoal
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

IX Regata de Verão movimenta Ilha de Algodoal

Localização

Brasil
BR
Eram 10h desta terça-feira (25), quando 20 canoas à vela coloriram a praia do Mamed, na ilha de Algodoal, localizada no nordeste paraense. Cerca de 150 pessoas participaram da IX Regata de Verão, divididas em três categorias: 3x3, 4x4 e canoa cheia. A regata de canoa à vela fez parte da programação esportiva de verão da ilha, que contou também com torneios de futebol e vôlei de areia durante o mês de julho. 
 
A competição teve a presença de representantes de Salinas, Maracanã, Boa Vista, Fortalezinha, Vista Alegre, Castanhal e Algodoal. O evento foi criado em 2008, com o objetivo de reunir os pescadores da região para um momento de recreação. 
 
- A gente se prepara para a competição, convidamos nossos amigos. É um momento de interação. Treinamos para sermos campeões da nossa categoria - afirmou Nildo Costa, que mora em Castanhal e foi vencedor na 4x4, com a canoa Papaléguas. 
 
 
Foram moradores de Algodoal que ganharam na categoria canoa cheia, que comporta até 25 pessoas. Helcenir Silva, 54 anos, comandava a canoa Nacional e tinha na equipe dois filhos como ajudantes.  
 
 - Meu pai foi um dos primeiros a começar a praticar a vela aqui e passou para mim o conhecimento. Hoje, a vela continua sendo repassada de pai para filho. Meus filhos conquistaram comigo essa vitória - disse o morador da ilha. 
 
A programação do Festival de Verão começou no dia 12 e se encerra nesta quarta-feira (26) com shows culturais. Turistas que passaram pela ilha nesse período afirmaram que as atividades esportivas realizadas são atrativos alternativos nas férias. 
 
- A gente vem pra cá para curtir as férias, ficar mais perto da natureza. E temos mais uma opção com esses eventos. Nunca tinha visto esse tipo de competição, é muito bonito. Vale a pena vir aqui prestigiar - garantiu Ana Santos, estudante em Belém.
imagem: