Início >> Noticia >> Escolha da Rainha das Rainhas é atração do Baile de Carnaval da Melhor Idade
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Escolha da Rainha das Rainhas é atração do Baile de Carnaval da Melhor Idade

Localização

Brasil
BR

Mais de quatro mil idosos caíram na folia na tarde desta quarta-feira (7), durante o 18° Baile Carnavalesco da Melhor Idade, do projeto Vida Ativa, executado pela Secretaria de estado de Esporte e Lazer (Seel). Uma das grandes atrações foi o concurso que escolheu a “Rainha das Rainhas” da terceira idade, título que este ano ficou com a candidata Lindaura Cardoso, de 63 anos. A programação foi realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia e reuniu grupos e associações vindos dos municípios de Ananindeua, Barcarena, Capanema e Santa Izabel, totalizando 55 entidades que atuam em ações voltadas para esse público.

Esbanjando beleza, charme e elegância, Lindaura desfilou com a fantasia “Rainha do banho de cheiro cheiroso”, chamando a atenção do público e da comissão julgadora que avaliaram o conjunto. A candidata vencedora é atendida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Outeiro, distrito de Belém. Ao todo, nove idosas disputaram o posto real. Cada uma teve direito a dois minutos de apresentação. 

"Estou me sentindo uma verdadeira rainha. Agradeço a todos que me ajudaram a confeccionar a fantasia, foi um trabalho feito em conjunto e que homenageia o nosso Pará, com as ervas cheirosas do Ver-o-Peso. Em duas semanas conseguimos montar tudo e o resultado está aqui, na conquista desse título", disse a eleita da noite.

Entre confetes, serpentinas e fantasias, os idosos mostraram que têm muita disposição e dançaram ao som da banda Xeiro Verde, que trouxe um repertório composto por marchinhas, revivendo os antigos carnavais, e também por hits do momento. Dona Margarida Oliveira, de 70 anos, só era alegria e declarou que a cada ano a festa fica melhor. "O baile é um momento para relembrar o que vivemos na juventude. Nos reunimos com pessoas de outros lugares, dançamos, jogamos conversa fora e isso é muito bom. Eu me divirto mais e mais a cada ano. Se fosse pra viver parada eu ficava em casa", brincou a idosa, que integra o polo do Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci.

O governador Simão Jatene fez questão de prestigiar o evento, que teve ainda a presença da vencedora do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval 2018, promovido pelas Organizações Rômulo Maiorana (ORM), Alane Dias.

"A programação recebeu um cuidado todo especial dos coordenadores, para que nossos idosos tivessem uma noite maravilhosa. Com certeza, essa festa ficará marcada na vida deles. Conseguimos promover a integração de todos eles por meio do lazer", destacou Renilce Nocodemos, titular da Seel.

Pelo segundo ano consecutivo, o baile teve um caráter beneficente, arrecadando cerca de 300 fraldas geriátricas que foram doadas ao abrigo João Paulo II, localizado em Marituba. A instituição trabalha com portadores de hanseníase, reintegrando os pacientes recuperados à sociedade, garantindo assistência biopsicossocial aos que ainda necessitam de cuidados.

"Fiquei muito feliz com essa iniciativa, porque percebi nela a sensibilidade que ainda existe em um mundo que vem perdendo seus valores. Espero que mais ações assim aconteçam, pois existem muitos abrigos, cada um com suas especificidades e necessidades, aguardando por toda ajuda possível. É uma alegria receber esse apoio da Seel, espero que mais pessoas se espelhem nesta atitude", ressaltou Milene Borges, diretora do Abrigo João Paulo II. 

O projeto Vida Ativa atende pessoas acima de 50 anos e em quase dois mil idosos inscritos. Eles são atendidos em seis polos: Tuna Luso Brasileira, Escola Triunfo, Escola Superior de Educação Física (ESEF), Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado (Asalp), Estádio Olímpico do Pará ( Mangueirão) e Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci.

Por Bianca Rodrigues, com supervisão de Michel Anderson

Foto: Carlos Sodré / Agência Pará

imagem: