Início » Noticia » Dez municípios e 800 atletas participam do Joapa, em Oriximiná
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Dez municípios e 800 atletas participam do Joapa, em Oriximiná

Localização

Brasil
BR
Os X Jogos Abertos do Pará (Joapa) chegaram, na noite desta quarta-feira (13), ao oeste paraense. Oriximiná recebeu as dez delegações que irão participar da Regional Baixo Amazonas, em uma grande festa de abertura na Praça do Centenário. A competição segue até o próximo domingo (18). O Joapa é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) desde 2005.
 
 
- Esta grande mobilização que veremos nesses dias aqui é a prova da importância do Joapa. Não só por incentivar a prática de esporte e revelar novos atletas, mas também pela integração que o evento promove e os valores que aqui são repassados – ressaltou a titular da Seel, Renilce Nicodemos. 
 
 
Os municípios que fazem parte da terceira regional do Joapa são: Terra Santa, Alenquer, Prainha, Monte Alegre, Juruti, Santarém, Curuá, Oriximiná, Óbidos e Itaituba. 
 
 
- O oeste paraense está muito bem representado aqui, temos grandes municípios se unindo para mostrar os melhores atletas que temos. Que todos os presentes retornem para os seus municípios mais ricos de solidariedade, respeito e honra – finalizou o prefeito de Oriximiná, Antônio Silva, mais conhecido como Ludugero.
 
A delegação de Prainha percorreu quase 344 km até Oriximiná, em uma viagem de 14 horas de ônibus. Com 56 participantes, os atletas da cidade buscam chegar na fase Estadual do evento. 
 
 
- Nosso município possui um bom incentivo ao esporte. Temos times de futebol, vôlei, e até atletas de jiu jitsu . A gente busca no esporte um escape do cotidiano e uma forma de manter os nossos jovens longe das drogas. O Joapa é uma forma de continuarmos praticando para melhorar cada vez mais - afirmou Carivaldo Lucas, atleta de Prainha. 
 
 
Os chefes de delegações dos dez municípios participantes puderam tirar dúvidas durante o congresso técnico da competição, realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Santarém possui a maior delegação do evento, com 115 atletas, seguido de Oriximiná, com 114. Cerca de 800 participantes estarão nesta regional. A comissão técnica do evento definiu que 19 árbitros, todos federados as entidades de administração das modalidades, atuarão nas partidas. 
 
As disputas dos Jogos Abertos do Pará começam na manhã desta quinta-feira, 14, no ginásio e quadras poliesportivas do município. As delegações poderão competir nas categorias feminino e masculino, em seis modalidades: vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol de areia e tênis de mesa.
imagem: