Início » Noticia » Definido esquema de segurança para o primeiro RexPa do ano
  • Increase
  • Decrease

Definido esquema de segurança para o primeiro RexPa do ano

BR

As torcidas azulina e bicolor voltam a se encontrar no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, neste domingo (09), às 16 horas, para o maior clássico do futebol do norte do Brasil, o RexPa.  Os clubes do Remo e do Paysandu se enfrentam em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão 2020, e o esquema de segurança irá mobilizar 620 policiais militares, 95 bombeiros, 40 guardas municipais, além de agentes de segurança privada.

Os últimos detalhes do planejamento do jogo foram definidos em reunião nesta sexta-feira (07). Para o jogo foram disponibilizados 35 mil ingressos entre pagantes, sócio-torcedores e gratuidades. Todos os portões estarão abertos a partir das 13 horas.

Uma das partes mais importantes no desenvolvimento do trabalho para sediar os jogos é o serviço de monitoramento das áreas interna e externa que alcança cerca de 5 km ao entorno do estádio. São 110 câmeras distribuídas por toda a estrutura visando garantir a segurança do público, através da prevenção de qualquer início de tumulto, delitos e utilização de substâncias químicas ilícitas, por exemplo, e assim, identificar e localizar pessoas que estejam em atitude suspeita. O trabalho é acompanhado de perto pelas equipes das Policias Militar e Civil, da Guarda Municipal e da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) destacadas para atuar no evento.

Também participam efetivamente da organização e do trabalho do jogo, equipes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Ministério Público, bombeiros civis, Federação Paraense de Futebol (FPF) representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela gestão da praça esportiva.

Elber Maia, da coordenação de Segurança do EOP, enfatiza que o suporte das equipes envolvidas é redobrado para um jogo como o RexPa e é importante que “o torcedor procure chegar cedo e esteja atento para entrar pelo portão que está descrito em seu ingresso para evitar qualquer tumulto e se vir acompanhado de menores de idade e de pessoas com deficiência é necessário ter mais atenção por se tratar de evento com grande público”.

imagem: