Início » Noticia » Atletas vão ao Pan-Americano com apoio da Seel
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Atletas vão ao Pan-Americano com apoio da Seel

Localização

Brasil
BR

Os caratecas paraenses Bruna Magalhães, Bruna Robert e Péricles Nogueira estiveram na tarde desta sexta-feira (10), na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com o objetivo de agradecer o Secretário Arlindo Silva, pelo apoio que eles receberam durante o 20° Campeonato Brasileiro de Karatê JKA, realizada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Os atletas garantiram vaga para participar do Pan-Americano, que será na Colômbia, em agosto.

“Nós queremos que o Pará não seja apenas conhecido pelo futebol, mas sim por outras modalidades, principalmente, as artes marciais. Parabéns aos caratecas que treinam sempre com muita dedicação e esforço. Com o apoio que foi dado, eles trouxeram um ótimo resultado para o nosso Estado”, ressalta o titular da Seel, Arlindo Silva.

A carateca Bruna alcançou três medalhas de ouro na modalidade kata individual, kumite individual e kumite em equipe. Para ela, a disputa mais acirrada foi a indivudual, onde teve que lutar com uma atleta também do Pará.

“Foi a luta mais difícil e a mais longa. Foram três embates de 16 minutos, geralmente, termina em dois minutos. Estou extremamente feliz com essas conquistas, foi a primeira vez que fui campeã nas três modalidades, nada melhor do que colher frutos de muito esforço e dedicação. O aprendizado que fica é que apesar de todas as dificuldades que vem com a preparação para uma competição como essa, buscar o equilíbrio emocional e trabalhar a autoconfiança são fatores fundamentais para que tudo ocorra bem, independente de resultado”, ressalta Bruna Magalhães.

Com apenas 12 anos, Péricles, que já é faixa preta, ganhou ouro na modalidade kata. O jovem atleta, que participa de competições desde os 7 anos, já conquistou sete vezes a primeira colocação no Campeonato Paraense de Karatê-Do Tradicional. “Fiquei muito feliz de ter ganhado o Brasileiro, me esforcei muito, treinei bastante e consegui alcançar meu objetivo. Agora é correr atrás do Pan-Americano, que é o foco maior. Se Deus quiser vou obter outra vitória”, disse o atleta.

Competindo pela categoria especial, Bruna disputou na modalidade kata, onde ficou em primeiro lugar, e no kumite, ficou com a prata. “Estou muito feliz com o resultado. Eu falei para mim mesma que esse ano eu ia conseguir, porque ano passado fui vice-campeã. Mesmo com minha pouca idade, representar o estado e o país no Pan-Americano será uma ótima experiência não só no karatê, mas na minha vida”, ressalta a atleta.

O Brasileiro de Karatê JKA é organizado pelo Instituto de Karatê-Do Shotokan JKA do Brasil, onde o presidente é o Yoshizo Machida, pai do lutador paraense Lyoto Machida.

 

imagem: