Vida Ativa: sessão de cinema movimentou terceira idade no Cine Olympia

Alegria e descontração marcaram a sessão especial de cinema oferecida aos idosos do Projeto Vida Ativa na Terceira Idade, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), na tarde desta sexta-feira (7). A sessão contou com a presença de 120 idosos, que assistiram ao filme nacional “Minha mãe é uma peça 2”, no Cine Olympia, em Belém.

De acordo com Cinthia Silva, técnica de Gestão em Esporte em Educação Física da Seel, o “Vida Ativa” prevê atividades socioculturais. “O projeto realiza ações de socialização entre os polos, e também de valorização dos diversos espaços públicos que temos em Belém. Às vezes, a terceira idade é marcada por isolamento e solidão. Então, fazer outras atividades é essencial. A proposta é levar esses idosos não só para a prática de atividades físicas, mas também para espaços de integração social”, informou.

Socorro Pinto, 58 anos, faz parte do polo da Tuna, e estava sem ir ao cinema há 40 anos. “Voltar ao cinema depois de tanto tempo foi muito bom, uma ótima experiência. Eu ri muito e me diverti com os meus colegas. Daqui vamos dar uma passadinha ali na Estação das Docas para ver o pôr do sol”, contou.

O Projeto Vida Ativa atende gratuitamente cerca de 1.200 idosos, em seis polos na Região Metropolitana de Belém, oferecendo atividades como hidroginástica, natação, caminhada, ginástica, aerodança, dança folclórica, alongamento, voleibol, ioga, xadrez e memorização. As aulas são ministradas por professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Inscrições - O projeto vai reabrir nos próximos dias 11 e 12 (terça e quarta-feira) inscrições para preenchimento de vagas nos polos da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Asalp), da Tuna Luso Brasileira e do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).

Os documentos necessários para matrícula são atestado médico, acompanhado de laudo de cardiologista, cópias da carteira de identidade, do comprovante de residência e uma fotografia 3x4. As inscrições serão feitas diretamente nos polos, das 8 às 10 h.

 

Foto: Thiago Gomes / Agência Pará