Verão de Marudá atrai cem mil visitantes

Mais de cem mil visitantes aproveitaram o verão no balneário de Marudá, distrito do município de Marapanim, região Nordeste do Pará. O local é privilegiado, já que às proximidades estão as praias do Crispim e de Algodoal, além de muitos igarapés. Também existe uma boa rede de serviços com bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis com preços acessíveis a maioria das famílias. No último fim de semana das férias, o local recebeu uma programação especial que animou ainda mais quem foi em busca de sol, banho de mar e curtição. A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) colaborou com a festa oferecendo o aulão de ritmos do DVD “Dance To Dance” assinado pelo professor Jonathan Feio. Também não faltaram apresentações culturais de carimbó e boi-bumbá.

O aulão foi comandado pela professora Regiane Boais, do corpo de baile do DVD. “Para nós é uma honra poder participar da programação da Seel e animar o público bonito que está aproveitando o final das férias e do verão paraense”, disse a professora. Também neste último final de semana, o Serviço Social da Indústria (Sesi) ofereceu atividades esportivas e jogos interativos como parte da programação do projeto Minha Praia, da TV Liberal. Segundo o gerente de Cultura, Esporte e Lazer do Sesi, Eder Palheta, mais de vinte mil pessoas participaram das atividades durante a programação que  visitou as praias de Mosqueiro, Outeiro, Salinas e por último  Marudá.

A programação esportiva ofereceu jogos de voleibol, piscina de sabão e jogos lúdicos como xadrez e dama, além de oficina de desenhos. As crianças formaram longas filas desde as primeiras horas da manhã do sábado, 30.  Na sexta-feira, 29, a programação noturna foi animada pela apresentação do ritmo tradicional de Marapanim: o carimbó. O grupo de idosos “A Felicidade não tem idade”, coordenado por dona Maria Cardoso, 71, se exibiu e animou o público. A música ficou por conta do grupo “Raízes da Terra”.

O show cultural seguiu com a apresentação do Cordão de Boi “Boi Menino” formado por crianças e jovens há 15 anos. “Estamos resgatando nosso trabalho que estava meio parado, mas agora pretendemos seguir adiante”, disse a coordenadora Nauriane Chaves, que também destacou o desafio de desenvolver um trabalho cultural e de tradição folclórica. “É difícil porque a maioria das crianças e jovens está mais interessada em internet”, explicou. O “Boi Menino” se apresenta mediante um pagamento simbólico em dinheiro que será distribuído entre os integrantes.

Turismo – A praia de Marudá é um dos destinos mais procurados na temporada das férias escolares e do verão paraense. Segundo o secretário adjunto de Turismo, Esporte e Lazer, Fernando Silva, o local atrai quase um milhão de visitantes durante o ano e nesse período o fluxo se intensifica com mais de cem mil pessoas durante os quatro finais de semana do veraneio. “Marudá é privilegiado e depois dos Jogos Tradicionais Indígenas do Pará realizados aqui nós nos preparamos para receber o público, portanto, eu agradeço ao Governo do Estado pelo apoio que sempre destinou ao nosso balneário”, disse.

Para quem apostou no lugar para se divertir não se arrependeu. A segurança estava redobrada por homens da Polícia Militar. Nas praias de Marudá, Crispim e Algodoal, que formam o complexo atrativo da região com a presença de milhares de banhistas, mais de vinte homens do Corpo de Bombeiros de Castanhal fizeram a segurança. A operação foi comandada pelo capitão Mário Donza. No posto da praia de Marudá não foi registrado nenhum afogamento. A maioria das ocorrências foi de cortes nos pés.

A secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, fez um balanço positivo das ações da Seel neste veraneio. Segundo ela, apesar da crise, ainda foi possível oferecer o aulão de ritmos do DVD “Dance to Dance”, que faz muito sucesso nas redes sociais e que levou animação aos balneários de Mosqueiro, Salinas e Marudá. “Levamos alegria e diversão aos veranistas e isso para Seel é importante, já que a prática de dança e esporte ajuda a manter a saúde também”, disse ela, na manhã desta segunda-feira, 1.