Tocha Olímpica chega a Belém dia 15 de junho

A Tocha Olímpica chega a Belém dia 15 de junho em voo particular e acompanhada de comboio de segurança que vai mudar a rotina da capital paraense.  Ainda não se sabe se o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, vai decretar ponto facultativo no município para que os servidores, estudantes e a população possam acompanhar o evento.

Pelo calendário oficial, a Tocha chegará por volta das 9h30 da manhã no Aeroporto Internacional de Belém e seguirá para o Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão, onde o primeiro condutor receberá o símbolo e dará início ao trajeto de 32 quilômetros pelas ruas de Belém.

As informações foram repassadas na manhã desta quarta-feira, 11, durante reunião de trabalho entre o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Deivison Alves, e a secretária de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos. A parceria entre Estado e Município vai arrumar a cidade e preparar a recepção com apresentação de grupo folclórico e saudação simbólica de atletas e moradores da área próxima do Mangueirão.  O COB faz mistério sobre a listagem completa dos condutores e quem será o primeiro nome a tocar na tocha. “Não temos como saber”, disse o secretário Deivison Alves durante a reunião.

Oficialmente, cinco nomes, sendo três da Prefeitura de Belém e dois do Governo do Estado, estão confirmados, os demais foram selecionados pelos patrocinadores oficiais e não são revelados. Segundo Deivison Alves, os representantes oficiais do COB e da solenidade e condução da Tocha Olímpica só chegarão a Belém dias antes do evento. “Ainda não temos uma data fechada”, disse o secretário. “Os preparativos seguem do mesmo jeito”, completou.

Um evento-teste da força-tarefa da segurança será realizado em Belém. O trajeto de 31 quilômetros para um total de 162 condutores está fechado e deverá começar pelo Mangueirão, na rodovia Augusto Montenegro e encerrar no Portal da Amazônia, na orla cidade. Cada condutor vai correr duzentos metros. Pela previsão do comitê organizador, o percurso será cumprido de 10h às 19h com paradas estratégicas em pontos determinados pelos patrocinadores oficiais.

No Mangueirão, não haverá parada estratégica, apenas a cerimônia do primeiro condutor que contornará a pista externa do estádio e saindo pela rodovia Augusto Montenegro. A secretária Renilce Nicodemos determinou aos seus assessores técnicos que desempenhem o melhor trabalho possível para que a cerimônia da chegada da tocha no Mangueirão seja brilhante. “Estamos vivendo um momento histórico e nossa capital estará em evidência para todo o País. Tenho certeza que o governador Simão Jatene dará apoio ao trabalho que a Seel vai desenvolver para divulgar os Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse.

A reunião na Seel foi acompanhada pela secretária municipal de Turismo Graziele Carrera, além das diretoras da Seel Ana Julia Chermont, Kátia Rocha, Elci Almeida, além de Cláudia Moura, diretora do Mangueirão.  O secretário Deivison Alves esteve acompanhado de comitiva.