Titular da Seel parabeniza povo paraense pelo “Mangueirinho”

Em visita hoje (20/10) de manhã à Arena Guilherme Paraense, popularmente chamada de "Mangueirinho", a titular da Secretaria de Estado de Esporte Lazer (Seel), Renilce Nicodemos, falou sobre o espaço multiuso, para eventos esportivos e culturais, que vai ser inaugurado nesta sexta-feira, dia 21. Segundo a Secretária, o povo do Pará está de parabéns: “Este espaço foi feito por todos nós, por toda a população. É uma arena construída com a mais moderna estrutura, que atende a todos os padrões internacionais de conforto, tecnologia e de acessibilidade. É um presente do Governo do Estado ao povo paraense. E a Seel, como a Secretaria responsável por fomentar o esporte e o lazer em nosso Estado, vê que a sua missão está sendo cumprida ao entregar à nossa população um centro tão moderno de competições esportivas e de atrações artísticas.”

Para Renilce Nicodemos, a Arena Guilherme Paraense é um presente e um legado do governdo Estado ao povo paraense

Para a Secretária, o fato de os ingressos gratuitos para a inauguração terem se esgotado em apenas dois dias de distribuição mostra que a população está entusiasmada com a nova atração esportiva e cultural do Estado: “Todos vivem a expectativa para testemunhar este momento histórico para o nosso Estado. E a Arena está pronta para receber a todos com total segurança e conforto. O Mangueirinho é um símbolo do zelo do governo do Estado com o povo. O governador Simão Jatene deixa aos paraenses não apenas um valioso presente que a partir de hoje já encanta nossa população, mas um verdadeiro legado para as próximas gerações.”

Em entrevista à TV Cultura, a titular da Seel, Renilce Nicodemos, deu detalhes da estrutura e da programação de inauguração do "Mangueirinho"

Dois eventos, com entrada gratuita, vão marcar a entrega da Arena Guilherme Paraense, popularmente chamada de "Mangueirinho", na avenida Augusto Montenegro, ao lado do Estádio Olímpico do Pará, o "Mangueirão". Na sexta (21), os portões da Arena Guilherme Paraense serão abertos para quem estiver com ingresso às 18h30 para a programação artístico-esportiva que vai marcar a inauguração. Haverá a realização de um jogo de vôlei entre a equipe Embaixadores do Esporte, formada por atletas brasileiros de renome internacional, e a seleção paraense com estrelas do vôlei do Pará.

Antes da partida de vôlei, haverá várias atrações para o público, com exibições de atletas, de vídeos e de grupos folclóricos. Também haverá apresentações de grupos de hip-hop, bandas de percussão, carimbó e escolas de samba. Também será exibido um vídeo sobre Guilherme Paraense, o atleta que em 1920, nos VII Jogos Olímpicos de Verão da Antuérpia (Bélgica), se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em uma Olimpíada.

Os atletas Hélia Pinto (Fofão), Marcelo Negrão, Maurício, Nalbert, Sandra Pires, Helbert Oliveira, Maurício Nóbrega, Felipe Raniery e Fabíola Pires já confirmaram presença no jogo de vôlei contra o time paraense, formado por Gerson Monte, Elizabeth Matos (Beth), Alex Raposo, Marcelo Seixas (Papinha), Marcelo Santos, Mateus Malta, João Matheus, João Salim, Camila Brandão e Jarbas Simões, que estarão sob o comando do técnico Edilson “Mingau”.

No domingo, será realizado um tributo a cultura paraense, com shows de Fafá de Belém, Pinduca, Ximbinha, Almirzinho Gabriel, Keila Gentil, Lia Sophia, Nilson Chaves, Liah Soares, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Edilson Moreno, Lucinnha Bastos, Arthur Espíndola, Kim Marques, Arraial do Pavulagem, Andreia Pinheiro, Paulo José Campos de Melo, Paulo André Barata, Banda Fruto Sensual, Mahrco Monteiro, Banda Xeiro Verde, Viviane Batidão, Juninho Pop e Grupo de Dança Trilhas da Amazônia.

Segundo a Agência Pará. um grande esquema de segurança e mobilidade foi planejado para a inauguração. Nesta sexta-feira (21), a abertura dos portões será às 18h30. No domingo (23), o público terá acesso à Arena partir das 17h30. O local tem capacidade para quase 12 mil pessoas. O estacionamento no entorno do complexo estará totalmente disponível.

Cerca de 230 policiais militares, sendo a maior parte efetivo do Comando de Policiamento Especializado, irão garantir a segurança nas áreas interna e externa da Arena. O policiamento será ostensivo desde a chegada ao Mangueirinho, no entorno e dentro do novo ginásio. O 24º Batalhão irá reforçar a segurança de toda a região adjacente. No total, sete viaturas estarão em pontos estratégicos e seis equipes em motos farão abordagens e fiscalização em toda a área externa do complexo.

"Recomendamos que o público chegue cedo para evitar qualquer tipo de contratempo. Para facilitar a chegada e saída do público, a Av. Transmangueirão funcionará em sentido único, como nos dias de evento no Mangueirão. Na dúvida, os agentes de todos os órgãos envolvidos estarão à disposição para instruir", explica o coronel Arthur Moraes, Comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar.