Time do Cabano de basquete ganha Troféu Renilce Nicodemos

O time do Cabano de basquete feminino venceu o torneio internacional disputado contra equipe da Guiana Francesa (Guyane Française) durante o final de semana. Foram três partidas. A última realizada na noite desta segunda-feira, 19, no ginásio Serra Freire, do Clube do Remo, as francesas venceram por 47 a 35, mas o título ficou com as paraenses que haviam vencido os dois primeiros jogos. O torneio denominado "Pará Guyane" - Troféu Renilce Nicodemos foi elaborado pela Federação Paraense de Basquete em atendimento ao pedido da equipe estrangeira e também uma forma de reconhecimento ao trabalho da secretária Renilce Nicodemos à frente da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel). 

"O nome do Troféu Renilce Nicodemos é uma homenagem e também um agradecimento ao apoio que a secretária tem dado ao basquete paraense", disse o presidente da Federação Antônio Caetano. A secretária recebeu uma plaqueta de agradecimento e fez a entrega dos troféus às equipes do Pará da Guiana Francesa.


Segundo o diretor de Relações Institucionais da Federação Paraense de Basquete, o advogado Paulo Paiva Rego, este foi o terceiro torneio internacional com a Guiana Francesa. As partidas servem de incentivo e de intercâmbio entre as atletas e acontecem regularmente, uma vez que há interesse da equipe francesa em conhecer melhor o basquete do Pará. "O basquete paraense tá em crescimento e nós passamos a experiência que temos para eles. Isso bom é bom para todos nós", disse. O técnico da equipe francesa, Elforte Gilles, também gostou do intercâmbio. Ele disse que em 2016 vai se esforçar para trazer ao Pará a equipe masculina de basquete. "Vamos tentar fazer um torneio internacional com os homens. Será muito bom", destacou. A equipe paraense, campeã do torneio, é treinada por Aluysio Arruda. 


Durante a programação, a FPB também fez a premiação da equipe sub-17, do Clube do Remo. As medalhas e troféus da Guiana Francesa foram entregues pelo presidente Antônio Caetano e pelo diretor Paulo Paiva. O presidente da FPB fez a entrega oficial da plaqueta à secretária Renilce Nicodemos, que ainda recebeu souvenir das atletas francesas.