Surfistas fazem tentativa de estabelecer recorde no Surf na Pororoca

A pororoca deste sábado, 21, em São Domingos do Capim, ganhou força e altura suficiente para a primeira tentativa do estabelecimento de um recorde mundial no Surf na Pororoca. Não foi desta vez que os atletas participantes conseguiram o maior número de pessoas surfando na mesma onda, mas ajudou a dar experiência aos mais novatos.

Foi assim para Pablo Paulino, Campeão Mundial Pró Júnior de surf, que está conhecendo a pororoca. “É minha primeira vez aqui, achei a força da natureza muito incrível. A onda tem muita força. No treino não me dei bem, fiquei pra trás da onda, mas hoje foi muito bom”, comentou.

De acordo com o fiscal do Rank Brasil Recordes Brasileiros, Luciano Cadari, já há um número suficiente de atletas para render recorde. “Hoje conseguimos visualizar mais de 50 surfistas juntos na mesma onda, infelizmente alguns não conseguiram levantar, o que fez a gente não estabelecer ainda o recorde. Mas tudo indica que amanhã a gente corrige os atropelos dos primeiros dias e estabelece a marca”, afirma.

A expectativa agora é para o Surf Noturno, que vai ser realizado durante a Festa da Pororoca, uma programação musical no Mirante do Barriga. São apenas 10 surfistas selecionados para surfar a pororoca à noite, prevista para chegar ao local por volta de 1h20 da madrugada. Na noite deste sábado também será lançado o livro “Auêra-Auara – A História do Surf na Pororoca”.

“Eu estou muito feliz pelo Governo do Estado voltar a fazer parceria com o Surf na Pororoca porque essa é uma forma de valorizarmos a população daqui. Esse momento é uma celebração do povo e da natureza. E eu, que estou vendo pela primeira vez, fico muito emocionada”, afirmou a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos.

De 19 a 22 deste mês são realizados o XVII Surfe na Pororoca e XV Festival da Pororoca. O Festival da Pororoca reúne uma série de atividades sociais e esportivas, que é uma promoção da prefeitura de São Domingos do Capim, em parceria com o Governo do Estado.

Veja mais fotos em: http://www.seel.pa.gov.br/?q=surfistas-fazem-tentativa-de-estabelecer-re...

Texto: Gabriela Azevedo – Secretaria de Estado de Comunicação

Foto: Sidney Oliveira - Ag. Pará