Surfistas estabelecem recorde na pororoca paraense

Quando a pororoca deste domingo passou pelo Rio Capim, um recorde nacional foi estabelecido. Junto com ela, 19 surfistas em pé surfaram a mesma onda. A marca foi registrada em São Domingos do Capim, nordeste do Pará, e a partir de agora é um Recorde Brasileiro, homologado pelo Rank Brasil.

“Isso é inédito. É um número expressivo. A marca vai para o Rank Brasil. E agora vamos ver se esse número vai ser batido. É um recorde complexo. Contabilizei 19 pessoas em pé nas pranchas ao mesmo tempo”, revela o fiscal do Rank Brasil Recordes Brasileiros, Luciano Cadari.

Para o organizador do XVII Surf na Pororoca, presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), Noélio Sobrinho, o número marca a história da Pororoca no Pará. “Tínhamos muitos surfistas e cada um deles foi importante para estabelecer o recorde, os que conseguiram ficar em pé e até os que não conseguiram estão de parabéns”, afirma.

A marca nacional põe São Domingos do Capim na história da pororoca. “Isso é importante para a cidade porque agora a Capital Nacional da Pororoca é também a capital do recorde, parabéns para todos aqui. Estamos muito felizes de participar disso”, agradeceu Ricardo Tatuí, surfista que ganhou o primeiro campeonato de Surf na Pororoca, há 17 anos.

O Mirante do Barriga – de onde o fenômeno é visto – reuniu mais de duas mil pessoas, que aplaudiram a passagem dos surfistas. “Eu nunca tinha visto, me mudei faz quatro meses para São Domingos e resolvi vir com a família toda. Deve ser muito difícil surfar nessa onda”, comentou a dona de casa Aldilene dos Anjos.

O XVII Surfe na Pororoca e XV Festival da Pororoca foram encerrados neste domingo, 22, após quatro dias de intensa programação social, cultural e esportiva, promovida pela prefeitura de São Domingos do Capim, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O Surfe na Pororoca, que já foi uma competição, este ano estabeleceu esse recorde para ser publicado no próximo Guiness Book, a ser lançado em 2016.

Veja mais fotos em: http://www.seel.pa.gov.br/?q=surfistas-estabelecem-recorde-xvii-surfe-na...

Texto: Gabriela Azevedo – Secretaria de Estado de Comunicação

Foto: Sidney Oliveira - Ag. Pará