Sorteio de camisas incentiva doação de sangue no Hemopa

Os torcedores dos times de Remo e Paysandu que forem doar sangue na campanha 'Doadores Futebol Clube', na Fundação Hemopa, concorrerão a camisas oficiais da ação autografadas pelos jogadores do Campeonato Paraense Banpará 2017. A campanha será lançada oficialmente no jogo entre Remo e Paysandu, neste domingo (12), onde os jogadores vão entrar em campo com as camisas da campanha. As peças serão sorteadas no decorrer do campeonato nos programas 'Meio de Campo', da TV Cultura, e 'Na Linha do Gol', da Rádio Cultura FM (93,7).

"No ano passado tivemos uma adesão muito grande à campanha, então esperamos que por meio desse lançamento oficial de domingo as torcidas possam se engajar mais. Este ano também tivemos a mudança na confecção das camisas, que vieram com uma cara mais esportiva, com uma identidade bacana dos times. Então contamos com a colaboração de todos para que seja um sucesso, afinal doar sangue também é um ato de amor ao próximo", destaca Joyce Okamoto, coordenadora de marketing da Cultura Rede de Comunicação, ao ressaltar que este é o segundo ano consecutivo de realização da campanha.   

"O Paysandu tem um poder muito grande por meio da mídia. A gente consegue incentivar as pessoas e uma ação dessas vem só para contribuir na construção de um país cada vez mais humano", afirma Matheus Pampolha, do setor de responsabilidade social do Paysandu. “Estamos muito felizes em participar da campanha novamente e tenho certeza que os jogadores e torcedores do Remo vão se envolver mais, assim como aconteceu no ano passado”, destaca Fábio Will, assessor de comunicação do Remo.

Pensada com cores e elementos que remetem aos times de Remo e Paysandu, as camisas deste ano foram desenvolvidas por Kelvin Albuquerque e Matheus Reis, da Cultura Rede de Comunicação. “Pensei em fazer algo que o torcedor possa usar no dia a dia, como uma camisa de futebol mesmo, com o escudo do time e da campanha. Na parte de trás procurei fazer uma homenagem aos 30 anos da TV Cultura, que serão comemorados agora em março”, detalha Kevin.

Como participar? Para participar da campanha, os torcedores de Remo e Paysandu, além de torcedores de outros clubes paraenses, podem se dirigir ao Hemopa, em Belém, ou nos hemocentros no interior e identificar os seus times na hora da doação. O Hemopa vai repassar o nome dos doadores para a Rede Cultura de Comunicação, responsável pela realização dos sorteios. “É uma campanha onde todos nós podemos fazer um gol pela vida e ter como resultado a melhoria da saúde daqueles pacientes que precisam de sangue nos hospitais. O mais importante é que eles se unam realmente em prol dessa causa de responsabilidade social", finaliza Juciara Farias, gerente de Captação de Doadores do Hemopa.

As camisas também serão apresentadas durante o programa 'Conexão Cultura - ao vivo', com Ney Messias, a partir das 11h da manhã desta sexta-feira (10), na TV Cultura do Pará. No programa 'Meio de Campo' de domingo, que entra no ar uma hora antes do Re-Pa, os torcedores já poderão concorrer aos sorteios das camisas, seguindo a orientação dos apresentadores. As próximas camisas sorteadas pela Rede Cultura de Comunicação serão assinadas pelos jogadores titulares de Remo e Paysandu.

Quem pode doar? Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: Para participar da campanha “Doadores Futebol Clube”, basta se identificar como torcedor de Remo e Paysandu antes da doação no Hemopa, e assim, concorrer a camisas autografadas. Torcedores do interior devem procurar o hemocentro mais próximo. A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, Batista Campos e a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Alô Hemopa: 0800-2808118.

Texto: Bruno Magno

Foto: Camila Lima / Ascom Funtelpa