Semifinais e final da Liga Norte de Futsal agitam Bragança

Os jogos das semifinais e final da Liga Norte de Futsal masculino vão agitar a cidade de Bragança, na região Nordeste do Pará, neste fim de semana. A equipe do Continental, representante da casa na competição, é um dos semifinalistas. A equipe vai enfrentar o Constelação, de Roraima, a partir das 21h, no ginásio D. Eliseu, no centro da cidade. A outra semifinal será disputada entre Shouse (PA) e Manaus (AM).  Quem vencer estará classificado para a última batalha da competição, marcada para sexta-feira, 30. O título garante a vaga à Super Liga de Futsal. O evento em Bragança ganhou apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e deixou a comissão organizadora vaidosa com a conquista, pois a Liga Norte sempre foi realizada em capitais. “É um sonho que estamos realizando. Esse evento vem coroar um trabalho de longos anos e de revelação de muitos talentos no futsal paraense”, disse o presidente do Continental e um dos membros da comissão organizadora da Liga Norte de Futsal, Edson Barbosa.

A Liga Norte de Futsal tem aval da Confederação Brasileira e da Federação Paraense de Futsal. Cinco Estados: Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá estão representados na competição. O Pará participa com duas equipes: O Continental, de Bragança, e Shouse, de Belém. As demais equipes são Manaus (AM), Oratório (AP), São Lucas (RO) e Constelação (RR). Para realizar o evento, o município de Bragança se preparou com bastante antecedência e começou as rodadas de negociação no início do ano junto às presidências da Confederação e da Federação Paraense de Futsal. “Foi uma luta que conseguimos vencer e estamos muito felizes em poder realizar um planejamento grandioso”, contou ao site da Seel, Valdson Castro, vice-presidente do Continental, um biólogo de profissão, mas apaixonado pela modalidade, tanto que está catalogando todos os apontamentos para escrever um livro sobre a realização da Copa Norte de Futsal. “A Liga é um divisor de águas. Teremos o antes e o depois”, adiantou.

A comissão organizadora do evento não esconde a vaidade e nem as dificuldades do trabalho destinado ás delegações de cinco federações e seis clubes. “Não é fácil, não estamos habituados, mas temos certeza que será um sucesso”, disse Saulo Bessa, da diretoria de Esportes de Bragança. O mais novo da comissão é o empresário Rogério Costa, que está vendo na programação, a oportunidade de incentivar ainda mais a prática esportiva e ajudar seus colegas na realização do evento. “O que faltava era o apoio do Governo do Estado e não sabíamos como conseguiríamos até que encontramos a secretária Renilce Nicodemos. Levamos o projeto pra ela, que imediatamente se dispôs a ajudar. Era o que estava faltando e nós conseguimos graças ao apoio da Seel”, contou Edson Barbosa, que não poupou elogios a gestora. “Ela é incrível, ágil e conhece bem seu trabalho, tanto que foi tudo rápido”, completou.

Tradição – O futsal em Bragança é visto como escola. A cidade é celeiro de jogadores que os coordenadores da Liga Norte preferem não falar para não deixar alguém de fora. O segredo do sucesso está na base. O próprio Continental é exemplo, pois mantém equipes e compete nas categorias Sub-15, Sub-17 e adulto, tanto no masculino quanto no feminino. Há três anos em atividade, o Continental apresenta resultados meteóricos já é campeão em quase todas as categorias que atua. “Estamos com trabalho bem desenvolvido”, conta Edson Barbosa, que e pedagogo e presidente da entidade. Bragança também tem outro atrativo esportivo: a Semana da Pátria, quando o ginásio com capacidade de cinco mil pessoas fica lotado para acompanhar a programação. Este ano foram 204 equipes, um recorde, segundo o futuro historiador esportivo da cidade Valdson Castro.

Jogos - A Liga Norte de Futsal começou no último dia 26, com solenidade de abertura e desfile das delegações. A chave A estava Shouse, Constelação e Oratório. Na chave B estavam São Lucas, Continental e Manaus Esporte Clube. O Continental de Bragança foi o primeiro a se classificar à semifinal com seis pontos no total, dois jogos e duas vitórias. O segundo semifinalista foi o Constelação (RR). Na chave B, os semifinalistas são Shouse (PA), que se classificou em primeiro lugar, e São Lucas (RO), que ficou com a segunda vaga. Os jogos serão nesta quinta-feira, 2, a partir das 19h. A grande final será nesta sexta-feira, 30, a partir das 20h.