Seleção recebe o carinho da torcida durante treino no Mangueirinho

A seleção brasileira de handebol feminino fez um treino aberto ao público e à imprensa, hoje (28) de manhã, na quadra da Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”. Após o treinamento, as jogadoras e os membros da comissão técnica deram entrevistas e distribuíram ingressos aos fãs. Em plena reformulação, após as Olimpíadas do Rio de Janeiro deste ano, o time brasileiro vai disputar em Belém o II Torneio Quatro Nações, a primeira competição desta nova fase. Será o início da preparação do time e do processo de entrosamento das jogadoras veteranas com as novas apostas da comissão técnica brasileira.

A competição em Belém vai ser uma importante etapa na preparação da seleção brasileira, já que após este torneio, os próximos desafios serão o Campeonato Pan-Americano, no Canadá, e o Mundial, Alemanha, em 2017.

O II Torneio Quatro Nações de Handebol Feminino será disputado a partir desta quinta-feira, dia 1, até o sábado, dia 3 de dezembro, na Arena Guilherme Paraense, com as seleções de Brasil, Eslovênia, Cuba e Uruguai. A seleção nacional está em Belém desde a última quinta-feira, dia 24. As demais equipes chegam nesta terça-feira, dia 29.

O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e da Federação de Handebol do Estado do Pará (Fhepa), com apoio do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A entrada para a competição será um quilo de alimento não perecível.

O evento vai abrir oficialmente o calendário da seleção brasileira após os Jogos Olímpicos Rio 2016. Após chegar até as quartas de final nas Olimpíadas, o Brasil se renovou com jogadoras que atuam em países como França, Hungria, Alemanha e Polônia, além de atletas de São Paulo e Santa Catarina. O técnico Morten Souback vai testar a nova formação do time neste II Torneio Quatro Nações.

Duda Amorim, a melhor jogadora de handebol do mundo, afirmou que, apesar do foco principal neste momento de renovação da seleção ser a próxima Olimpíada, o grupo quer alcançar títulos e bons resultados em todas as etapas da preparação. Segundo ela, a principal arma continua sendo a garra das brasileiras, já que o grupo ainda está em fase de formação: “Esses jogos vão ser bem difíceis pra gente, não temos como prometer vitória. Realmente, a renovação é grande e o nosso nível técnico caiu bastante em relação ao que tínhamos na Olimpíada, mas isso é um processo natural. Quando se renova, se está pensando daqui a quatro anos, mas queremos fazer bonito em cada fase que vamos passar. Vamos lutar bastante e tentar diminuir os erros.”

Para o técnico Morten Soubak, o momento é de correr com os treinos para entrosar o grupo da melhor forma para a competição: “Nós estamos com algumas meninas novas, que têm experiência em jogos na Europa, e outras são da base. Agora é o período para pegar mais experiência com esses três jogos. E também tem um grupo mais experiente, então o objetivo dessa semana é adequar todos os ritmos de jogos, todas juntas e tentar preparar da melhor forma possível para os três jogos. O entrosamento completo ainda vai demorar um pouco, mas estamos contentes e com boa perspectiva. As meninas estão se esforçando bastante, vamos lá. O que importa mesmo é que todas se encaixem”.

A goleira Babi também espera que as jogadoras novas e as experientes possam formar um time homogêneo: “Estamos com o grupo totalmente renovado e temos a consciência que o Torneio será um medidor de águas para a gente, para vermos como estamos. Mas estamos trabalhando bem para apresentar um bom handebol. Acredito que as meninas mais novas, que vieram da Europa, estão chegando com uma boa experiência para a seleção adulta. Sei que não temos o mesmo nível que tínhamos há bem pouco tempo atrás, porque foram muitas mudanças, mas estamos trabalhando pra mostrar um bom handebol neste Torneio”.

Nesta segunda-feira, o Brasil treinou pela manhã e a tarde. Já na terça-feira (29) haverá apenas trabalho de academia e a tarde será livre. Na quarta-feira (30), antes do treino, a seleção vai plantar algumas mudas de árvores no jardim da área do entorno do Mangueirinho.