Segup terá esquema especial de segurança para 15º Festival da Pororoca e 17º Surf na Pororoca

O Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social vai coordenar a operação denominada “Pororoca”, entre os dias 19 e 23 de março, no município de São Domingos do Capim, nordeste paraense, durante a realização do 17º Surf na Pororoca e o 15º Festival da Pororoca. Na foto acima, aspecto dos dois festivais no ano passado.

“O objetivo da operação é garantir a manutenção da ordem pública e intensificar a segurança no município durante o período da programação que acontece em função do fenômeno da pororoca, por meio de ações integradas das instituições do Sistema de Segurança Pública. A meta é reduzir a prática de crimes e infrações durantes os dias das duas festividades”, frisou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel PM Hilton Benigno.

Ele informou que as forças de segurança vão realizar várias ações de combate à criminalidade, como a fiscalização de veículos, embarcações, motoristas e visitantes, por meio de abordagens e barreiras integradas, nas vias públicas. Também haverá policiamento preventivo nas ilhas da região, em festas, bares, boates e casas de shows, com a participação das polícias Civil e Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (Gflu) de Segurança Pública, Capitania dos Portos e Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros órgãos executivos federais e municipais.

Uma Base Móvel da Polícia Militar vai funcionar em São Domingos do Capim durante o Festival da Pororoca. As ações serão desenvolvidas em balneários, ilhas e bares com expressiva concentração de pessoas. Serão reforçadas todas as ações de combate ao consumo de entorpecentes e de bebidas alcoólicas, principalmente, por jovens e adolescentes, além de outros tipos de crimes e contravenções penais.

A tripulação do Grupamento Aéreo vai garantir a utilização de um helicóptero da unidade visando ações de remoção e de resgate aeromédico, além de disponibilizar a aeronave para o acompanhamento e monitoramento do evento, especialmente durante o Surf na Pororoca.

Com o suporte de embarcações da unidade, equipes do Grupamento Fluvial vão realizar ações de fiscalização e salvamento aquático, em conjunto com a Capitania dos Portos, nos rios que circundam a cidade de São Domingos do Capim.

Os casos de prisão e apreensão de adolescentes, drogas e de armas de fogo serão encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil do município para a realização dos procedimentos legais de polícia judiciária.

 

Texto: Lene Alves - Ascom da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social