Seel realiza Congresso Técnico de Fase Final de Jogos Abertos 2015

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) realizou na noite desta quarta-feira, 14, o Congresso Técnico da Fase Final dos IX Jogos Abertos do Pará, competição criada em 2005 como parte das políticas públicas previstas no plano estadual de esporte e lazer, no auditório da Sejel, em Belém. Representantes de 32 municípios classificados nas fases regionais da competição estiveram presentes no evento. As disputas de voleibol, handebol, basquetebol, tênis de mesa, futebol e futsal começam nesta quinta-feira, 15, em seis pontos diferenciados da capital paraense. O Joapa 2015 percorreu oito regiões do Estado e somou a participação de 74 cidades, um aumento de 28% em relação ao ano passado. Durante o Congresso Técnico, a coordenação do evento recebeu os documentos dos atletas e fez a distribuição dos kits de alimentação, além de repassar as informações às delegações participantes. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer da PMB, Deivison Alves, e o coordenador-geral do Joapa, professor Ewerton Souza, participaram do congresso e deram as boas-vindas às delegações. 

O Joapa vai reunir 1.107 participantes nesta fase estadual ou final. São os campeões nas fases regionais realizadas em Barcarena, Santarém, Marabá, Portel, Marituba, Paragominas, Itaituba e Castanhal. O chefe da delegação de Óbidos, na região do Baixo Amazonas, professor Augusto Ribeiro, aposta na altura de suas atletas como arma para levar o trofeu de campeão estadual do Joapa para sua cidade. "Estamos numa excelente fase. Treinamos muito e estamos aqui para fazer o melhor. Somos uma cidade pequena e conseguimos chegar a três finais em Santarém. Isso pra nós foi grandioso", disse, completando ainda que sua delegação foi finalista no voleibol masculino e futebol de areia masculino. "Conseguimos classificar voleibol feminino e isso foi muito bom", completou.

Outro com grande expectativa de vitória é o secretário municipal de Esportes de Portel, Gerson Pereira da Costa. O município vai disputar o futebol de areia masculino e feminino, tênis de mesa feminino e voleibol masculino. "Estamos bem preparados. Após a regional do Marajó, que foi em nossa cidade, seguimos o planejamento de treinamento para chegar aqui em condições de lutar pelo título", disse o secretário, que fez questão de acompanhar a sua delegação. "Saímos de Portel na noite de terça-feira, chegamos nesta quarta-feira pela manhã e estamos prontos para começar as partidas. A viagem é longa e cansativa, porém, é compensador pelo que o Joapa representa na vida dos atletas do Marajó", explicou. Junto com Portel, foram classificados na regional do Marajó os municípios de Breves, Melgaço e Ponta de Pedras.

Ainda do Baixo Amazonas, está o representante de Alenquer, André Mota, que está acompanhando a atleta Livia Maria, do tênis de mesa. "Estamos na fase final do Joapa pela primeira vez. Pra nós é uma honra e vamos lutar para ser campeão estadual", disse. A Seel divulgará na manhã desta quinta-feira, 15, a tabela dos Jogos. A cerimônia de abertura oficial também será realizada nesta quinta-feira, a partir das 20h, no ginásio da Uepa (Escola de Educação Física). O destaque da programação será o acendimento do fogo olímpico. A secretária Renilce Nicodemos, titular da Seel, já confirmou presença no evento.

Locais de competições do Joapa 2015 - por modalidade
1 - Futsal - Ginásio do Sesi, na avenida Almirante Barroso
2- Futebol de areia - Quadra do conjunto Catalina, no Benguí
3- Basquetebol - Ginásios Serra Freire (Clube do Remo) e Altino Pimenta (Doca)
4- Voleibol - Ginásio do NEL (Dom Romulado de Seixas)
5- Handebol - Ginásio do IFPA (Avenida Almirante Barroso)

 

Fotos: Carlos Sodré / Agência Pará de Notícia 
 

Tags: