Seel promove cursos de arbitragem em municípios paraenses

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) vai promover cursos de arbitragem em municípios paraenses, que serão ministrados pelo árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva. Os cursos serão de regras e arbitragem de futebol de campo. Árbitro da Fifa desde 2014 e destaque no cenário nacional e internacional do futebol profissional, o paraense Dewson Freitas pretende usar toda a sua experiência nos gramados para estimular o surgimento de novos profissionais da área  no Estado. “Vamos repassar as atualizações das regras de futebol, vamos ajudar no aprimoramento desses profissionais. Pois, a cada ano que passa, os eventos da Fifa, que são realizados pelo Ifab (International Football Association Board), passam por ajustes, e estes profissionais terão a oportunidade única de ter o conhecimento das 17 regras e suas particularidades”, afirma.

O Ifab é o órgão que regulamenta as regras do futebol. Em sua Assembleia Geral Ordinária, que acontece entre fevereiro e março, os representantes das associações nacionais de futebol e da Fifa decidem eventuais mudanças nas regras que regulamentam o esporte. Dewson se diz preparado para trabalhar nos municípios e fala sobre sua experiência: “Vou tentar passar as informações de forma clara, objetiva e sucinta, para que nós tenhamos futuramente novos árbitros de nível Fifa. A priori, pretendo preparar esses profissionais para que não precisem sair do nosso Estado para ganhar status de árbitros internacionais, pois eu também comecei no subúrbio e senti na pele como é trabalhar sem segurança, sem policiamento. Então é muito importante agregar novos valores e ensinamentos. Para mim é uma troca de favores, vou ter a oportunidade de ganhar novos conhecimentos, conhecer pessoas de outros lugares e pretendo repassar toda minha experiência de anos e anos de carreira, principalmente a que estou vivendo, que é a internacional”, disse.

“Me sinto muito agradecido em fazer parte deste projeto da Seel e eu só tenho a agradecer aos envolvidos por minha nomeação como professor destes cursos, o deputado José Megale, o deputado Nilson Campos, a Federação Paraense de Futebol e principalmente ao governador Simão Jatene e à Secretária Renilce Nicodemos pela oportunidade de trabalhar em parceria nesse novo projeto com os municípios do Estado”, finalizou Dewson Freitas.

Foto: Cristino Martins / Agência Pará