Seel promove Baile de Carnaval da 3ª Idade

 

 

A sede campestre do Grêmio Literário Português vai receber nesta quarta-feira, dia 22, das 16h às 22 horas, a 17ª edição do Baile Carnavalesco da 3ª Idade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Uma das grandes atrações será o concurso das Rainhas das Rainhas da 3ª Idade. Este ano, 13 candidatas irão disputar o título, com fantasias de muito luxo e glamour. A tradicional festividade é realizada anualmente, reunindo participantes do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, da Seel, além de diversos grupos e entidades de idosos do Pará. Este ano, 39 grupos e entidades de idosos irão participar do evento.

A partir deste ano, o Baile também vai promover uma ação social, com arrecadação de doações para entidades que cuidam de idosos carentes. As doações poderão ser entregues no dia do baile e serão recebidas por representantes das instituições beneficiadas. Serão aceitas doações de lençol com elástico, artigos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. O material arrecadado será distribuído para os abrigos João de Deus e São Vicente de Paula. A arrecadação foi denominada 1ª Ação Voluntária do Baile Carnavalesco e é promovida pela Seel em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

O Abrigo João de Deus funciona travessa Joaquim Távora, no bairro da Cidade Velha, em Belém, e é uma instituição católica que oferece ajuda para moradores de rua. É dirigido por freiras e composto por diretoria voluntária e sócios contribuintes. Já o Abrigo São Vicente de Paula é uma entidade filantrópica que abriga 28 idosas, de 69 a 99 anos, e foi fundado há 80 anos pela Associação das Senhoras de Caridade. A conselheira do Cedip, Onéa Dourado, falou sobre a “1ª Ação Voluntária do Baile Carnavalesco Seel” e sobre os abrigos que serão atendidos. “Nós, do Conselho, recebemos com muita alegria essa iniciativa da Seel. Estamos juntando o útil ao agradável. De um lado o baile já tradicional e festivo. Vários idosos estarão se divertindo,e também vai ter o cunho voluntário e solidário, todos nós estaremos pensando naqueles que estão enfermos ou em alguma situação de risco. De certa forma, estaremos também prestando uma homenagem a esses idosos. O Conselho agradece muito à Seel, estamos realizados com essa atitude, que outros possam se espelhar porque é muito gratificante para nós do Conselho, enquanto guardiões do direito da pessoa idosa, em estar proporcionando para eles mais essa ajuda.”

O concurso Rainha das Rainhas conta com 13 candidatas inscritas. A mais idosa e uma das mais animadas é Maria Silvia de Oliveira, de 84 anos, que faz parte da associação da 3ª idade do Curió. Ela vai usar a fantasia “Pinduca, sempre Pinduca” e explicou o motivo, “Pinduca mantém a tradição do carimbó em nossa cidade com suas músicas tradicionais, preservando nosso carimbó. É uma dança alegre e animada, com vestes floridas e tradicionais, que só nós sabemos fazer o gingado” declarou.

As demais candidatas são Maria de Jesus Rosário de Araújo, de 71 anos, do Grupo de Idosos do Barreiro, com a fantasia Madame Sassaricando; Belmira Monteiro Cardoso, de 63 anos, do grupo Vida Nova, de Icoaraci, com a fantasia Dança do Carimbó; Eliete Cunha de Oliveira, 63, da Funpapa (Cras Benguí), com a fantasia Carmen Miranda - Uma Pequena Notável; Maria Amélia Campos Canelas, 62, do Grupo de Saúde da Pessoa Idosa (UMS Providência), com a fantasia Tinker Bell, um delírio da Disney; Iraci Silva, 64, do Sesi Ananindeua, com a fantasia A cartomante; Maria das Dores da Silva Santiago, 63, do Cras Outeiro, com a fantasia Um Pierrô Apaixonado; Gertrude Pereira Viana, 72, do Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros, com a fantasia Salve, Salve Maria Bonita; Pedrolina da Cruz Lima, 73, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Barcarena, com a fantasia Negra Nativa; Maria Tereza Malcher Nascimento, 61, do Grupo Cultural da Melhor Idade Estrela do Mar, com a fantasia Brasileiríssima; Laurença Alves da Silva, 61, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Marituba, com a fantasia Cigana Esmeralda lendo a sua sorte e dançando no carnaval; Oscarina Azevedo Vasconcelos, 83, da Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci, com a fantasia Diva do Pará; Madalena Francisca Furtado, 68, do Lions Clube de Icoaraci, com a fantasia Odalisca e Maria José Pacheco Cancio, 64, do Centro de Convivência Zoé Gueiros, com a fantasia Realeza Negra.

O Baile vai contar com a participação das seguintes entidades e grupos da 3ª idade: Programa Vida Ativa na 3ª Idade da Seel (polos Tuna, Asalp, EOP, Triunfo, Abelardo Santos e Uepa), Sesi Ananindeua, Programa Viva Mais (Hospital Abelardo Santos), Centro de Convivência Fortaleza (Ceconfor), Prefeitura de Marituba (Secretaria de Assistência Social, Cras Marituba, Grupo Renascer), Centro de Convivência Zoe Gueiros, Associação do Clube da Melhor Idade (ACMI-Icoaraci), Grupo da Melhor Idade Amigos do Coração (GMIAC-Santa Isabel do Pará), Associação 3ª Idade Curió (Astic), Grupo Nova Vida (Igreja de N. S. de Loreto), Centro Social Santo Agostinho, Associação dos Grupos de Idosos da Vila da Barca, Grupo Saúde, Fé e Esperança do Barreiro, Programa Saúde do Idoso (Sesma), Grupo Cultural da Melhor Idade Estrela do Mar Catalina, Cras Catalina, Unidade Municipal de Saúde (UMS) Maguari, Lions Clube (Icoaraci), Grupo Nova Vida (Icoaraci), , Grupo Armei (Amigos Renascendo com a Melhor Idade), Associação Brasileira de Alzeheimeir (Abraz), Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Conselho Municipal do Idoso, Grupo de Idosos Rainha da Paz (Girp), Associação das Mulheres do Conjunto Satélite (Amsat), Cras Colares, Cras Bengui Funpapa, Cras Bengui Outeiro, Grupo Renascer São Braz, Grupo Filha de Fátima, Programa Ativa Idade (Pátio Belém), Projeto Caminhos da Melhor Idade, Associação Vida Nova, UMS Icoaraci (Grupo de Idosos), UMS Providência (Grupo Saúde da Pessoa Idosa), Cras Barcarena, Cras Jaderlândia, UMS Terra Firme, Conselho Municipal do Idoso.

21/02/2017