Seel prepara regional de Jogos Abertos em Marabá

O município de Marabá, situado na região sudeste do Pará, será a próxima etapa da nona edição dos Jogos Abertos, evento esportivo realizado pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado de Esporte Lazer (Seel). Segundo informações do secretário-adjunto de Esporte daquele município, Eriomar Pereira de Souza, onze cidades já confirmaram participação nos jogos, considerado um dos maiores para mensurar o potencial esportivo dos atletas inscritos. “Para nossa cidade será um grande desafio devido à grandeza do evento”, disse Eriomar Souza, completando ainda que os preparativos estão na reta final. Em Belém, na sede da Seel, os trabalhos também seguem em ritmo acelerado.  A equipe do Departamento Técnico (Dtel) finaliza o projeto de infraestrutura dos Jogos.

Marabá será a terceira cidade paraense a receber uma etapa regional dos Jogos Abertos do Pará (IX Joapa). A primeira foi Barcarena, que reuniu os municípios do Baixo Tocantins; a segunda foi Santarém, com o Oeste do Pará, e agora Marabá, com as cidades do Sul e Sudeste ou polo Araguaia. Os Jogos Abertos têm características próprias e diferenciadas das competições estudantis, além de ser visto como plataformas para debates sobre aplicações de regras esportivas aproximadas das modalidades olímpicas.

Para a secretária Renilce Nicodemos, a realização dos Jogos Abertos abre oportunidades para muitos jovens, agrega valores, além de fomentar a economia do município onde as atividades são desenvolvidas. “Os atletas também carregam a esperança em ver o seu talento reconhecido. E isso para nós da Seel é de fundamental importância, já que trabalhamos o esporte como inclusão social, como qualidade de vida e potencial de mudança”, disse a secretária, na manhã desta segunda-feira, 13.

Logística – Os Jogos Abertos do Pará reúnem as seguintes modalidades: voleibol (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), futsal (masculino e  feminino), basquete (masculino e feminino), futebol de areia (masculino e feminino) e tênis de mesa (masculino e feminino), sendo que estes dois últimos são novidades. A cada etapa dos jogos cerca de 700 a 800 pessoas têm participação direta. Em Marabá, esse número deve crescer em função da quantidade maior de cidades envolvidas.

As logísticas de transporte, alimentação, saúde, segurança, hospedagem e alimentação estão quase prontas. A coordenação da etapa regional de Marabá será da professora Elenir Ribeiro. Em Marabá, a prefeitura vai trabalhar de forma integrada com Samu, Exército, Hospital Municipal e secretarias afins. “É um desafio, mas nós vamos dispor de infraestrutura necessária para atender os atletas”, disse o secretário-adjunto, Eriomar Souza.

A etapa de Marabá será realizada de 22 a 27 deste mês. Antes da abertura oficial, com desfile de delegações, haverá Congresso Técnico para definir o número de participantes e as regras da disputa. As equipes campeãs automaticamente se classificam para fase final da competição, que será realizada em Belém no mês de setembro.

MUNICÍPIOS INTERESSADOS (ATÉ SEGUNDA-FEIRA, DIA 13)

Abel Figueredo, Anapu, Brejo Grande do Araguaia, Curionópolis, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Jacundá, Eldorado do Carajás, Palestina, Nova Ipixuna, Parauapebas, Pacajá, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Ourilândia, Goianésia e Marabá.

Tags: