Seel prepara baile de carnaval para turma da 3ª idade

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) começou na tarde desta quinta-feira, 7, os preparativos para o 16º baile de carnaval do projeto Vida Ativa na Terceira Idade. O encontro foi com representantes de entidades públicas e particulares que desenvolvem ações em favor da pessoa idosa, igualmente ao propósito do projeto Vida Ativa, no auditório do Detran, em Belém. Ano passado, o baile reuniu mais de mil e quinhentos brincantes no salão do Grêmio Literário Português. Este ano, a festa será realizada no dia 3 de fevereiro em local ainda não definido. Durante o baile será eleita a Rainha das Rainhas do Carnaval da Terceira Idade. As regras do concurso foram apresentadas durante a reunião.

A professora Michele Vilhena será a coordenadora das ações com apoio da diretora Kátia Rocha, que assumiu interinamente a Dtel em substituição ao professor Ewerton Souza.  O baile de carnaval do projeto Vida Ativa terá algumas mudanças esse ano como a proibição de participação de crianças e a exigência do convite para ter acesso ao local do baile. Segundo a coordenação, as novas regras são por medida de segurança. “Queremos evitar acidentes, além do mais o baile é para os idosos”, destacou Kátia Rocha, lembrando ainda que o rigor no acesso é para evitar superlotação no ambiente. “Após a tragédia da boate Kiss, as casas de espetáculo e clubes ficaram mais rigorosos no controle de público”, completou a professora.

Animação – O baile de carnaval do projeto Vida Ativa na Terceira Idade e um dos momentos mais esperados pelos idosos assistidos em programas da rede pública estadual e municipal. Segundo Ana Márcia Batista, coordenadora do grupo da 3ª idade da Secretaria de Assistência Social de Marituba, os idosos voltam no tempo e relembram os momentos importantes e alegres da vida. Marituba participa do baile há mais de dez anos e já esteve bem perto de eleger sua Rainha. “Já ficamos em segundo lugar e esse ano nós vamos participar com muita vontade de ganhar”, disse Ana Márcia.

Foto do Baile de Carnaval da Terceira Idade de 2015

Outra entidade com grande participação no baile é o Centro de Convivência da 3º Idade Zoé Gueiros, administrado pela prefeitura de Belém, do bairro do Tapanã. Segundo Joeberson Magalhães o local atende mais de duzentas e cinquenta pessoas e sempre apresenta sua Rainha. “O baile é maravilhoso e marca a vida das famílias com casos de reencontro e de filhos que vêm de longe só para ver a mãe desfilar. É emocionante”, contou Joeberson Magalhães que é arte-educador do local.

Na primeira reunião preparativa do baile, mais de dez entidades representativas da terceira idade estiveram presentes. Além das linhas gerais do evento, também foram apresentadas as regras do concurso da Rainha. O período de inscrição das candidatas é de 07/01 a 21/01. A próxima reunião será dia 21 deste mês no Cine, na Avenida Almirante Barroso, em frente ao Hospital Belém. Maiores informações com a diretoria técnica da Seel – 3201- 2326 – 3201-2300.

Tags: