Seel participa e promove o esporte na Semana dos Povos Indígenas

A cidade de São Félix do Xingu recebeu a Semana dos Povos Indígenas, com a participação de quase seis mil pessoas, sendo quatro mil oriundas de 10 etnias, que participam de atividades culturais, sociais e esportivas. A Secretária de Estado e Lazer do Pará, Renilce Nicodemos, esteve presente na cidade do sul do estado para promover a prática do esporte e o evento, que foi realizado desde sábado até esta quarta-feira, dia 19 de abril.

“É um alegria muito grande fazer parte dessa festa e perceber que nossa cultura é muito mais rica do que imaginamos. Participar dessa semana está sendo bom pelo lado da fomentação do esporte, mas também um crescimento pessoal de cada um, pois discutir os direitos dos povos indígenas e manter a identidade cultural dos mesmos é a melhor forma que temos para agradecermos tudo o que esse povo já fez pela nossa sociedade.”

Foto: Thiago Gomes / Agência Pará

Uma das bandeiras levantadas no evento foi a da luta pela manutenção da identidade cultural dos povos indígenas, encabeçada pelo cacique Aky Abro Kayapó, um dos mais atuantes na defesa dos direitos dos povos tradicionais. Além das atividades culturais e esportivas, a Semana dos Povos Indígenas também teve debates sobre os direitos dos índios e a entrega de 30 títulos definitivos de terra para produtores rurais.

A comitiva que acompanhou o governador Simão Jatene a São Félix do Xingu foi composta por Izabela Jatene; pelo vice-governador Zequinha Marinho; pela secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda, Ana Cunha; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, e pelos parlamentares Miro Sanova e Jaques Neves Filho. A secretária Renilce Nicodemos esteve acompanhada pela diretora de eventos da Seel, Ana Júlia Chermont.

Parceria: A Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará vai firmar nas próximas semanas uma parceria com a Prefeitura de São Félix do Xingu para aumentar o incentivo à prática esportiva no município do sudeste do estado. “Conversei com a prefeita Minervina Barros e estarei recebendo-a na próxima semana para explicar o projeto e acertamos os detalhes. A Seel irá ajudar a fomentação do esporte nas escolas, para que as crianças e adolescentes possam cada vez mais se sentirem incentivados”, disse a secretária Renilce Nicodemos.