Seel participa de seminário com temáticas de interesse da população indígena

Em alusão ao Dia do Índio, no dia 19 deste mês, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-GUATOC), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoverão no próximo dia 14, em Belém, o seminário “Populações Indígenas e Cidadania”, que reúne palestras, exposições e dinâmicas interativas.

Com o subtema “Respeitar os povos indígenas é manter viva a história do povo brasileiro”, a programação é direcionada a profissionais de saúde, de educação, de educação básica e interessados no assunto. O objetivo do evento é ofertar informações e apresentar trabalhos que os órgãos envolvidos executam em favor da construção de novos saberes e a diversidade natural dos povos indígenas”. Só no Pará existem 13 etnias: Aikewara, Arawete, Assurini do Tocantins, Assurini do Xingu, Gavião Kykatejê, Gavião Parkatejê, Guarani, Kayapó, Munduruku, Parakanã, Tembé, Xikrin e Wai Wai.

Após a cerimônia de abertura, Andreia Cardoso, da Seaster, falará sobre “Assistência Social: Busca ativa para Inclusão Social”, seguida pelo professor João Guerreiro, da UFPA, que discorrerá sobre o projeto “Perfil epidemiológico de populações indígenas do Pará: Avaliação nutricional e prevalência de doenças transmissíveis e não transmissíveis”.

A programação do dia terá, ainda, as palestras “Projeto Tecendo Redes Formando Jovens Indígenas no Pará”, com o titular doUnicef no Pará, Antonio Carlos; “Jogos Tradicionais Indígenas e modalidades esportivas”, com o cacique Carlos Terena, e Ana Júlia Chermont, com “Organização dos jogos indígenas do Pará”.

Entre as exposições, ficarão disponíveis para a visitação pública “Saúde Indígena”“, realizada pelas técnicas Regina e Creuza Abreu, da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais; “Ver o mundo pela fotografia: a história contada nas imagens em Tabatinga, Amazonas”, realizada pelo Unicef e exposta pelas técnicas Leila Correia, Lílian Silva e Creuza Abreu; “Educação Indígena”, com Hans Amâncio Caetano Kabá Mundurucu, coordenador de Apoio Pedagógico da Seduc, e “Venda e Exposição de Artefatos Indígenas”, com Jucelino Bessa e Consuelo Sales, da Funai. O evento também contará com as dinâmicas interativas “Vivencias de Ciranda” e “Gincana Cultural”, com Suzete Bahia Cardoso e Valder Rezende Almeida, ambos técnicos da Sespa.

Apoiam o evento o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Gold Mar Hotel e Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Serviço: Seminário “Populações Indígenas e Cidadania”. Dia 14, a partir das 9 horas, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), situado na avenida Almirante Barroso, 1765, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo. Mais informações sobre o evento pelos telefones (91) 9 9309-3090 e (91) 9 8177-5720.

 

Texto: Mozart Lira - Ascom/ Secretaria de Estado de Saúde Publica

Foto: Sidney Oliveira - Secretaria de Estado de Comunicação (IV Jogos Tradicionais Indígenas)

Tags: