Seel lança campanha pela paz nos estádios

A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) vai relançar a campanha “Pacto de Paz - Esporte Sem Violência” no Campeonato Paraense de 2017.  A primeira mensagem será divulgada neste domingo, 29, antes do jogo entre Clube do Remo e Cametá, no Mangueirão, às 15 horas.  O Pacto de Paz é uma iniciativa da secretária Renilce Nicodemos, titular da Seel, que a cada início de campeonato reúne autoridades civis, religiosas, militares, judiciais e de direitos humanos para assumirem o compromisso de levar a mensagem de harmonia à sociedade paraense. A campanha existe há três anos e para 2017 deve pedir também o fim das intolerâncias que vêm causando guerras e conflitos sociais no mundo.

“Em 2017 queremos avançar com nossas mensagens de paz. O mundo está precisando de paz, e como o campeonato de futebol paraense é um canal de transmissão para milhares de ouvintes e telespectadores, vamos aproveitar esse momento e mandar nossa palavra e, ainda solicitar aos dirigentes de clubes e seus atletas que acampem nossa ideia e levem também o nosso pedido em cada um dos estádios paraenses nesta temporada de 2017”, diz a secretária.

Para solenidade deste domingo, 29, a Diretoria de Eventos da Seel convidou o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, o pastor e deputado estadual Divino dos Santos, além de secretários de Estado e representantes dos órgãos que são parceiros da Seel no esquema de funcionamento do Estádio Olímpico do Mangueirão. “Desde já queremos agradecer a presença e dizer que a participação de todos é muito importante para nosso trabalho no Mangueirão”, completou.

O governador Simão Jatene também pediu paz nos estádios em 2017. A fala ocorreu na semana passada durante assinatura de convênio que repassou mais de R$ 6 milhões para incentivar o futebol. O governador pediu aos torcedores, dirigentes esportivos e atletas que mantenham serenidade e não deixem a paixão por seu clube se transformar em violência. “Sejam agentes coletivos da sociedade estabelecendo limites entre a serenidade e a paixão”.

O campeonato paraense de futebol de 2017, ou “Banparazão”, como foi “batizado”, será aberto neste final de semana. Os primeiros jogos são no sábado, 28, entre Paysandu e Castanhal, às 18h30, na Curuzu; Paragominas e Independente, às 20h, na Arena Verde, em Paragominas; e Águia e São Raimundo, às 20h, estádio Zinho de Oliveira, em Marabá. No domingo, 29, jogam Clube do Remo e Cametá, às 16h, no Mangueirão; e São Francisco e Pinheirense, às 18h, estádio  colosso do Tapajós, em Santarém.

Texto: Ascom Mangueirão / Selma Amaral