Seel inscreve até esta sexta-feira, 7, para Jogos Abertos

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) recebe até esta sexta-feira, 7, as inscrições à quarta fase dos IX Jogos Abertos do Pará, que será realizada no município de Portel, na ilha de Marajó. Até a manhã desta quinta-feira, 6, nove municípios haviam confirmado presença ao Departamento Técnico da Seel. Para o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Portel, Gerson Pereira da Costa, a cidade está se preparando para receber o evento, que em cada fase, reúne aproximadamente 700 pessoas entre atletas, comissões técnicas e visitantes.  A cidade de Portel tem um dos verões mais animados do Estado e a expectativa do secretário local é aproveitar ainda o clima quente para dar boas-vindas às delegações. “Estamos trabalhando em parceria com a Seel e com as nossas secretarias para garantir uma boa infraestrutura ao evento”, disse o secretário em entrevista ao site da Seel.

Segundo a coordenadora da quarta fase dos Jogos Abertos, professora Kátia Rocha, a confirmação de nove cidades reflete a credibilidade da competição que vem sendo realizada há nove anos com a meta de integrar o Pará por meio do esporte. Este ano, as competições começaram em junho, sob a orientação da secretária Renilce Nicodemos. “Já estamos com nove municípios confirmados e acreditamos que até esta sexta-feira, dia 7, teremos mais participantes. Para a Seel esse número, considerando a participação de 2014 com apenas quatro municípios, é resultado de um trabalho árduo, incansável de toda a equipe da Seel que não deixa de acreditar que o esporte é uma ferramenta importante para qualidade de vida e inclusão social e de revelação de talentos esportivos”, comentou a professora Kátia Rocha.

Os municípios confirmados são Anajás, Breves, Bagre, Melgaço, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra e Soure. As fases anteriores reuniram cidades do Baixo Tocantins, em Barcarena; Baixo Amazonas, com sede em Santarém, e Araguaia, com sede em Marabá. Portel será a cidade sede da quarta fase, ou fase Marajó, pela primeira vez. Por isso, a expectativa é grande naquela cidade. “Estamos aproveitando o clima do verão, que teve uma programação bem agitada, para receber este evento com muito carinho e seriedade”, disse o secretário Gerson Pereira da Costa.

Modalidades – Os Jogos Abertos do Pará reúnem seis modalidades esportivas: basquete, handebol, voleibol, futsal, futebol de areia e tênis de mesa, estes dois últimos foram lançados este ano. Vale lembrar que os campeões de cada fase ficam automaticamente classificados à fase final dos Jogos que está prevista para Belém, no mês de outubro. 

Foto: Sidney Oliveira - Agência Pará de Notícia