Seel incentiva projeto social de Marapanim

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) está colaborando com o funcionamento do projeto “Vida por Vidas” de recuperação de pessoas que sofrem com dependência química e com a falta da participação familiar. As ações do projeto funcionam em Marapanim, região Nordeste do Pará, atendendo crianças, jovens e pais, que frequentam as rodas de palestras que busca o fortalecimento dos laços familiares como forma de evitar o envolvimento de seus membros com uso de drogas ou atos ilícitos.  

A cada quinze dias, o barracão do projeto oferece atividades de música, exibição de filmes e programação lúdica por meio de jogos educativos. Segundo o coordenador do projeto, Ronilson “Branco”, Marapanim, assim como a maioria das cidades do interior paraense, está sofrendo com o crescente número de usuários de drogas, e para conter avanço da ação de criminosos e o envolvimento dos jovens da cidade com o mundo do crime, foi criado o projeto “Vida por Vidas” há dez anos.

“Nossa meta é livrar esse jovem do mundo da droga. Por isso, também trabalhamos a família para dar suporte ao nosso trabalho educativo e de prevenção e também de atenção para aqueles que já são dependentes químicos”, disse o coordenador ao site da Seel, na tarde da última quarta-feira, 22, quando esteve na secretaria para receber material doado pela secretária Renilce Nicodemos.

O projeto também visa implantar polos esportivos como arenas de futebol de areia e quadras para voleibol. Segundo Branco, as obras estão avançadas e foram instaladas nos bairros de Piçarreira, Camará, Raimundo Favacho e Marudá. Futuramente, o projeto deve realizar um torneio entre os polos, que tem meta de reunir de 100 a 120 praticantes das modalidades a cada quinze dias. Na cidade, o projeto atende com programação esportiva e cultural, além das palestras para as famílias. Vale lembrar que as ações do projeto são realizadas por voluntários e a Seel ajuda com doação de material esportivo e jogos educativos, e os empresários locais com doação de alimentos