Seel finaliza preparativos para Joapa 2015

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) finaliza os preparativos para realizar a fase estadual dos Jogos Abertos do Pará (Joapa/2015), programada para o período de 14 a 18 de outubro, na capital paraense. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A cerimônia de abertura deve contar com as presenças do governador Simão Jatene, da secretária Renilce Nicodemos, titular da Seel, entre outras autoridades, e será realizada no dia 15 de outubro, Dia do Professor, no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na Avenida João Paulo II, a partir das 20h.

A fase estadual do Joapa encerra a competição após oito fases regionais que percorreram o Estado. Foram 74 municípios envolvidos e um total de 4.646 atletas que disputaram seis modalidades. Os campeões, por modalidades, é que estarão em Belém nessa fase estadual. Segundo o professor Ewerton Souza, coordenador-geral do Joapa 2015, houve um crescimento de 28% em relação ao ano passado, quando 58 cidades participaram. Para esta fase estadual estão sendo esperados 1.107 atletas representando 32 municípios. “Será um congraçamento para os atletas e para nós um desafio, pois deveremos realizar este evento em meio à crise econômica, mas sem perder a qualidade e o brilho que a solenidade requer”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Deivison Alves, ao site da Seel, na manhã desta terça-feira, 29.

As competições começam no dia 15 de outubro pela manhã. Na véspera, dia 14, haverá o Congresso Técnico, no auditório da Sejel, na aldeia Amazônica Davi Miguel, no bairro da Pedreira. O Joapa será o terceiro maior evento esportivo realizado pela PMB depois dos Jogos do Ver-o-Peso e dos Jogos de Verão. O Joapa é disputado em seis modalidades: futsal, futebol de areia, basquetebol, voleibol, tênis de mesa e handebol. A Seel convida os moradores de Belém a participarem e torcerem pelos atletas que estarão na capital em busca do trofeu de campeão do Joapa 2015. O acesso do público nos locais de competição é de graça.

Fotos: Arquivo Seel