Seel finaliza preparativos para fase estadual do Joapa 2015

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) está finalizando os preparativos para realização da fase estadual dos Jogos Abertos do Pará 2015 (Joapa). O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Sejel). A cerimônia de abertura está marcada para o dia 15 deste mês, ás 20h, no ginásio da Escola Superior de Educação Física, na Avenida João Paulo II. Para esta fase estadual, ou finalíssima do Joapa, estão classificados 32 municípios com delegações que somam 1.107 pessoas entre atletas e dirigentes esportivos. As modalidades em disputa são voleibol, handebol, futsal, futebol de areia, tênis de mesa e basquetebol.

Dando prosseguimento à organização do evento, foi realizada na tarde da última terça-feira, uma reunião na sede da Sejel, em Belém, para definir os itens de segurança e saúde. Participaram do encontro o tenente coronel Márcio Elias Francês, do Corpo de Bombeiros, Pedro Paulo Oliveira, da Semob, Marco Antonio dos Santos Lima, inspetor da Guarda Municipal de Belém professor Ewerton Souza, coordenador-geral do Joapa, e Ana Júlia Chermont, diretora de Eventos da Seel. O encontro foi coordenado pelo titular da Sejel, Deivison Alves, que solicitou providências junto aos órgãos ali representados para organizarem esquema especial de trânsito e segurança durante os jogos.

A fase estadual do Joapa 2015 será realizada em Belém no período de 14 a 18 deste mês. A programação técnica será aberta às 8h, com a realização do Congresso Técnico, no auditório da Sejel, na aldeia Cabana de Cultura Davi Miguel, no bairro da Pedreira. As competições estão marcadas para os dias 16 e 17, no horário de 8h às 22h. No dia 18, os jogos acontecerão no horário de 8h as 12h. Os locais de competições foram definidos por modalidades: basquetebol – ginásios Serra Freire e Altino Pimenta; handebol – ginásio do IFPa, na almirante Barroso; Futsal, ginásio do Sesi, na almirante Barroso; voleibol, ginásio do NEL, na dom Romualdo de Seixas; futebol de areia, quadra do conjunto Catalina, no bairro do Benguí; e tênis de mesa, no auditório da Sejel.

A Secretária Renilce Nicodemos, titular da Seel, vai dar boas-vindas aos atletas durante a cerimônia de abertura oficial do Joapa. Na manhã desta quinta-feira, 8, ela disse ao site da Seel, que está muito otimista em relação ao sucesso do evento. “Nesta reta final de preparativos estamos trabalhando incansavelmente para receber as delegações. O Joapa é a maior competição de esporte amador do Pará, portanto, eu quero agradecer antecipadamente a todos os gestores, em especial o governador Simão Jatene, que colaboraram conosco durante as fases regionais e dizer também aos atletas que a Seel tem um compromisso de governo com cada um e, que as ações dos jogos certamente ficarão para sempre na vida de todos”, disse a gestora.