Seel encerra quinta fase do Joapa com 480 horas de competição

 Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) encerrou na manhã deste domingo, 23, a quinta fase dos Jogos Abertos do Pará (Joapa/2015), com 480 horas de competição e uma média de três mil participantes. A maratona esportista ainda tem três fases ou 288 horas de disputas. Esta quinta fase foi realizada no município de Marituba, com onze cidades participantes. A sexta fase será em Paragominas, a partir do dia 2 de setembro.

"Avaliamos positivamente a competição, pois entendemos que estamos cumprindo a finalidade do Joapa que é integrar o Pará por meio do esporte", explicou o professor Ewerton Souza, coordenador-geral dos jogos, que destacou ainda a vitória isolada das cidades, quebrando a hegemonia do município que sediou a competição. "Foi bom porque mostrou o nível equilibrado dos municípios participantes", completou.

Durante a cerimônia de premiação, a festa maior ficou por conta da seleção de futsal masculino de São Domingos do Capim, sete vezes campeão do Joapa. O título veio com a vitória de virada por 4 a 3 contra a seleção de Marituba. O dirigente esportista de São Domingos, Lindonrito Araújo, disse que a vitória foi resultado de muito trabalho e dos fundamentos da modalidade ensinados aos jogadores. O jogo final de futsal masculino foi um dos mais disputados e emocionantes no último dia do Joapa, em Marituba.

No feminino, Ananindeua confirmou o favoritismo e ficou em primeiro lugar com a goleada de 7 a 1 contra Terra Alta. Na primeira rodada dos jogos, Ananindeua passou fácil por Igarapé-Açu com goleada de 10 a 0 e depois venceu da Vigia de Nazaré por 7 a 0. Já no voleibol feminino, o título ficou com Santa Izabel do Pará, e, em segundo, o município de Vigia.

Segundo a capitã da equipe, Jaqueline Pinheiro Rodrigues, 34, o Joapa 2015 está bem organizado e a medalha de ouro representa muito para quem atua na disputa por tantos anos. "Eu jogo há muitos anos, o Joapa me dá essa oportunidade por que esporte é qualidade de vida e inclusão social também", disse a jogadora, que por meio da competição já conheceu outras cidades brasileiras. 

No handebol masculino, Vigia de Nazaré, levou o título para casa ao vencer o município de Colares. Segundo o dirigente esportivo da Vigia, Paulo de Oliveira, o nível da competição foi muito bom. E ele pretende candidatar Vigia de Nazaré como município-sede em 2016. "Vamos completar 400 anos em janeiro de 2016 e queremos levar o Joapa para nossa cidade", disse. A equipe técnica da Seel deverá divulgar na manhã desta segunda-feira, 24, o boletim final da etapa de Marituba.

Foto: Carlos Sodré / Agência Pará de Notícia