Seel e Oriximiná definem parceria para investimento no esporte

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Prefeitura de Oriximiná celebram parceria para o fomento de atividades esportivas neste município pertencente à mesorregião do Baixo Amazonas e distante 818,465 km da capital paraense. Entre os primeiros frutos deste trabalho em conjunto estarão a implantação de um polo do Programa Pará Aquático, a realização de uma prova de canoagem e a promoção da Corrida do Círio de Oriximiná. Uma comitiva do município formada pelo prefeito Antônio Odinélio Tavares da Silva “Ludugero” e pelas vereadoras Ana Cleide e Josy Seixas foi recebida na tarde desta quarta-feira, dia 15, pela titular da Seel, Renilce Nicodemos.

Ana Cleide externou a satisfação em ver os pleitos do município sendo atendidos pelo Estado: “Viemos aqui agradecer o apoio da Secretária ao município de Oriximiná. Estamos muitos felizes de estar aqui, pois hoje Oriximiná está sendo contemplada com o projeto Paraquático e certamente irá receber outros programas. Nós só temos a parabenizar a secretária Renilce por seu trabalho nos municípios e dizer que estamos muito felizes e gratos com a parceria em prol de Oriximiná.”

Já a vereadora Josy Seixas celebra a forte presença do governo em municípios distantes da capital: “Estamos aqui em busca de parcerias. No momento, agradecemos e parabenizamos a Seel pela disponibilidade e receptividade da secretária Renilce. Estamos saindo daqui felizes com os resultados que foram propostos aqui na reunião, que só tende a levar melhorias e benefícios para o município de Oriximiná. Isso é muito bom, isso é o Estado presente em um município tão distante. Parabenizamos a secretária Renilce por todo o compromisso com a secretaria de Esporte, pois é de pessoas assim que precisamos, com atitude e ação que estejam presentes de fato nos municípios. Hoje, nós protocolamos alguns projetos e a secretária já sinalizou de forma positiva.”

O prefeito Antônio Odinelio Tavares da Silva externou sua gratidão pelo apoio recebido do Estado, por intermédio da Seel: “Queremos agradecer à Secretária Renilce por toda a dedicação ao município de Oriximiná. Hoje viemos entregar nossos projetos e fomos surpreendidos pela entrega dos abadás para o carnaval que elas nos prometeu e hoje nos entregou. Vamos levar para nossos foliões. Como já foi dito pelas vereadoras, essa parceria é importante para um local como Oriximiná, distante no Estado. E ela está atendendo e se dispõe a visitar, isso é muito importante pra gente. A prefeitura está buscando parcerias, levando benefícios para o município para melhorar a vida do nosso povo. Então parabenizo por sua gentileza, esse carinho por nós, e agradecemos à Secretária por tudo que está fazendo pelo município de Oriximiná”.

A Secretária Renilce Nicodemos destacou as dificuldades que o município enfrenta e como a Seel vai trabalhar no auxílio à região. A titular da Seel também lembrou do combate que será realizado contra as drogas, que representam um grave problema social que assola Oriximá e o interior do Estado: “Eles vêm com uma luta muito grande, para que Oriximiná venha a crescer, não só na área do esporte mas também nas áreas da saúde, da educação e segurança. Mas hoje o objetivo deles dentro da Secretaria é fazer com que o esporte venha a crescer muito mais. A parceria entre o Governo do Estado e prefeitura já esta assinada. Hoje o grande interesse na região é que as drogas sejam expulsas de Oriximiná e para isso eles precisam fomentar ainda mais a área do esporte na cidade. Atualmente, o índice de dependência química é muito grande na região, por isso que o prefeito e as vereadoras buscam socorro na área esportiva. E hoje a Secretaria já assinou e já confirmou que vamos estar lá presentes na Corrida do Círio, resgatando a cultura de Oriximiná. Também vamos implantar um polo do Paraquático, como também vamos realizar a Copa Rural. Há uma necessidade de interação entre os vilarejos e desta forma vamos da início aos trabalhos em Oriximiná, com todas essas demandas solicitadas pelas vereadoras e pelo prefeito do município”.