Seel e Hemopa fazem campanha de doação de sangue com atletas do Bolsa Talento

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Centro de Homoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), vai realizar uma campanha de doação de sangue com participação de atletas contemplados pelo programa Bolsa Talento. A campanha “De Bolsa Talento à Bolsa de Sangue” será no dia 12 de abril, das 7h30 às 17h, na Fundação Hemopa. O objetivo da ação é despertar e incentivar o hábito humanitário da doação voluntária, além de contribuir para a melhoria do estoque de sangue e aumentar o número de doadores no Estado. Neste período de início de ano, com aumento no índice de chuvas e alta incidência de viroses, usualmente cai o número de doadores e o estoque do Hemopa fica baixo.

 Foto: Rodolfo Oliveira / Agência Pará

Antes da campanha, a coordenação de Captação do Hemopa vai promover uma palestra educativa sobre doação de sangue no dia11 de abril. Serão convidados presidentes de entidades de administração e prática esportiva, atletas, paratletas e familiares desses.

 Foto: Cláudio Santos / Agência Pará

A Diretora Técnica de Esporte e Lazer da Seel, Kátia Rocha, afirma que a meta para esta campanha é de conseguir 85 doadores de sangue provenientes da lista de 169 atletas contemplados do Bolsa Talento. “A doação é importante para que os atletas e paratletas possam contribuir não só nesse momento da campanha, mas que se torne um hábito na vida deles. É possível ajudar uma outra pessoa através da doação de sangue. O nosso objetivo é conseguir nesta primeira ação pelo menos 85 doadores entre os contemplados pelo Bolsa Talento”.

Os idealizadores da campanha e técnicos de Esporte e Lazer da Secretaria, também ressaltaram a importância humanitária da campanha. Para Everton Sousa, o principal objetivo é estimular a doação: “A nossa intenção é despertar o hábito humanitário da doação de sangue entre os nossos atletas, paratletas, guias e técnicos contemplados do programa Bolsa Talento ano base 2013. De acordo com pesquisas recentes, o Hemopa no momento está com déficit de 30% em seu estoque de sangue e tem a capacidade de atender até 300 pessoas diariamente”. 

Serviço

Campanha de doação de sangue “De Bolsa Talento à Bolsa de Sangue”

Data: Dia 12 de abril, das 7h30 às 17h

Local: Fundação Hemopa (travessa Padre Eutíquio, 2.109, Batista Campos)

Coordenação: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Centro de Homoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa)