Seel beneficia Instituto de preservação ambiental de Marapanim

A Secretaria de Estado de Esporte Lazer (Seel) atendeu na manhã desta segunda-feira, 6, o Instituto Muirapinima, de preservação ambiental e cultural do município de Marapanim, região Nordeste do Pará. O vice-presidente da entidade, José Osvaldemir Negrão, levou para a sede do instituto jogos lúdicos para serem utilizados por crianças, adultos e idosos atendidos no local. Segundo o vice-presidente, a cidade de Marapanim será alvo de uma campanha educativa durante o mês das férias de julho.  A ideia é distribuir sacolas para os banhistas não depositarem lixo na praia e nas áreas de igarapés e mangues.

O Instituto Muirapinima atende 162 crianças, jovens e idosos que participam de oficinas de reciclagem de garrafas pets, além de incursões pela região do mangue em busca de matéria-prima para confecção de instrumentos musicais. “Somos a terra do carimbó, nossas crianças precisam ter a consciência da preservação ambiental e cultural para seguir adiante com a tradição”, destaca. O Instituto também quer resgatar a espécie Muirapinima, que dá nome à entidade, que devido ao desmatamento, quase foi extinta, assim como a espécie Pau Brasil. E também como forma de chamar atenção, os moradores vão construir um barco de garrafas de plástico. “Queremos dizer para as pessoas não poluírem o meio ambiente, pois nossos somos moradores e precisamos do nosso espaço limpo e sadio”.

Benefício – O material que o Instituto recebeu da Seel será usado pelos idosos e crianças em suas atividades lúdicas e de memorização. Os idosos atendidos pelo instituto também participam de exercícios físicos em academias ao ar livre. A doação de material esportivo faz parte das ações direcionadas pela secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos.