Seel apóia I Corrida da Paz com foco no combate ao tráfico de drogas e à pedofilia

Será realizada neste domingo, 26, a I Corrida e Caminhada da Paz, com o percurso de 10 quilômetros de corrida e cinco de caminhada pelas ruas de Belém. A concentração terá início às 5 horas, com largada e chegada a partir das 6 horas, na orla do Portal da Amazônia. O evento visa estimular a prática esportiva e combater a pedofilia e as drogas.

O evento esportivo é uma realização da Associação dos Servidores da Polícia Federal (ASPF-PA), que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e da Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), além da Belém Night Run. O evento também é aferido pela Federação Paraense de Atletismo (Fepat), filiada à Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat).

As atividades também vão chamar a atenção para as questões do combate à pedofilia e ao tráfico de drogas, que são bandeiras da atuação da Polícia Federal em todo o território nacional.

Os participantes percorrerão o seguinte trajeto de 10 quilômetros: Portal da Amazônia (sentido rua dos Mundurucus); volta pelo Portal (sentido rua do Arsenal); Rua do Arsenal; Rua de Óbidos; Rua Ângelo Custodio; Avenida Almirante Tamandaré (no sentido interno); Rua Dr. Assis, Passagem Carneiro da Rocha; Rua do Arsenal; orla de Belém, até o pórtico de chegada.

A segurança será reforçada para os atletas inscritos na corrida, que premiará os três primeiros colocados com o valor de R$ 6.600, distribuídos na categoria masculina e feminina.

As inscrições podem ser feitas na loja SNC Belém, no valor de R$ 35,00. Pessoas com deficiência são isentas da taxa. Os kits dos participantes serão entregues a partir de sexta-feira, dia 24, das 9h às 19 horas, e no sábado, 25, das 9h às 14 horas.

Visita - Na manhã desta quinta-feira, 23, a titular da Seel, Renilce Nicodemos Lobo, fez uma visita de cortesia à sede da Polícia Federal, onde foi recebida pelo superintendente em Belém, Ildo Gasparetto; pelo delegado Ualame Fialho Machado e pelo presidente da ASPF-PA, Carlos Alberto Araújo (foto acima). Na reunião foram acertadas as últimas providências para o evento, depois que a parceria entre Seel e ASPF-PA foi firmada, no início de novembro do ano passado.

A ASPF-PA mantém em sua sede, no bairro do Tenoné, em Belém, as atividades de um projeto de cunho social que atende a crianças e adolescentes. O projeto, chamado de Cuca Legal, também tem apoio da Seel.

Para Elias Rego, vice-presidente da ASPF-PA, o evento é um sonho antigo. “Esperamos milhares de atletas neste evento, correndo com o propósito de combater o uso de drogas e a pedofilia, para que no próximo ano a Corrida da Paz venha a fazer parte do calendário esportivo de Belém”, avalia o vice-presidente.

Serviço: I Corrida da Paz, neste domingo, 26, com concentração às 5h. Largada e chegada, a partir das 6h, na orla do Portal da Amazônia. Entrega dos kits na loja SNC Belém (avenida Braz de Aguiar, 430, entre as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant). Mais informações: www.chiptiming.com.br

 

Texto: Dedé Mesquita - Ascom/ See