Seel anuncia a 10ª edição dos Jogos Abertos do Pará

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), anuncia para este ano a realização da décima edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), com a proposta de incentivar a prática esportiva no Estado. Ainda sem data definida, a competição deverá começar em abril e ser disputada até setembro.

 Foto: Antonio Silva / Agência Pará 

Através de formulário online, a Seel pretende formalizar consulta aos municípios do Estado que tenham interesse em participar da competição. Em 2015, houve aumento do número de modalidades esportivas do torneio, que agora conta com basquetebol, futsal, futebol de areia, handebol, tênis de mesa e voleibol nos naipes masculino e feminino.

 Foto: Eliseu Dias / Agência Pará 

De acordo com a titular da Seel, Renilce Nicodemos, a competição reafirma a sua importância no Estado, ao estimular a prática esportiva e revelar futuros atletas, além de atuar como importante instrumento de inclusão social: “O Joapa integra um Estado de dimensões tão grandes como o nosso através de suas competições, o que demonstra a força do esporte como ferramenta de inclusão social, afastando crianças e adolescentes de situações de risco. Além de garantir o estímulo a uma vida saudável. Este torneio, que já é tão tradicional em nosso Estado, também se firma a cada edição o seu grande potencial como fomentador de novos talentos esportivos”, afirmou a Secretária.

 Foto: Carlos Sodré / Agência Pará 

Em 2015, o Joapa foi realizado com a participação de delegações de 74 municípios e de 4.646 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Em sua fase estadual, 32 cidades e 1.107 atletas e dirigentes participaram da competição. Neste edição, o torneio contou com fases regionais realizadas de junho a setembro em oito cidades-polos. Barcarena foi sede da etapa do Baixo Tocantins, Santarém recebeu a etapa do Baixo Amazonas, Marabá sediou a etapa do Araguaia, a etapa do Marajó foi disputada em Portel, Marituba recebeu a etapa do Nordeste 1, Paragominas sediou a etapa do Sudeste, a do Sudoeste foi em Itaituba e a etapa do Nordeste 2 foi em Castanhal.

 Foto: Eliseu Dias / Agência Pará