Secretária Renilce Nicodemos recebe título Honorífico de Honra ao Mérito na Alepa

A secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, foi homenageada na manhã desta quinta-feira, 17, com título honorífico de Honra do Mérito concedido pela Assembleia Legislativa do Estado. A sessão solene ocorreu no plenário da Casa e reuniu autoridades civis, militares, religiosas, familiares e parlamentares. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, que destacou os agraciados como sendo pessoas que dedicam seu tempo e inteligência em favor de obras e ações de cunho coletivo para o Estado do Pará. A sessão homenageou outras personalidades entre políticos, empresários e artistas como a cantora Lucinha Bastos e o músico Sebastião Tapajós. Também foi homenageado o médico Oswaldo Forte, primeiro cardiologista do Estado do Pará. O deputado Martinho Carmona, ex-presidente do legislativo, falou em nome da Casa e apresentou um breve relato sobre as missões parlamentares e a importância destas para a máquina pública.

A sessão solene teve início as 10 horas com plenário lotado. A cantora lírica Gabriela Florenzano fez uma apresentação especial. A mesa foi constituída pelos deputados Márcio Miranda, presidente; Ana Cunha e Airton Faleiro. Outras autoridades foram José Megale, chefe da Casa Civil; Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB/Pará; delegado Rilmar Firmino, delegado-geral, secretário Jeannot Jansen e o coronel Celso Araújo, que representou o 1º Comar. O deputado Martinho Carmona falou em nome da Casa e deu boas-vindas aos agraciados. Na ocasião, Carmona também destacou que o trabalho parlamentar ganhou fôlego a partir da última eleição quando foram eleitos 22 novos deputados e que o poder legislativo tem sido aliado importante do executivo na obtenção da melhoria sócio-econômica do Pará. A aprovação das taxas minerária e hídrica, segundo Carmona, foi um feito importante e que rende aos cofres do Estado cerca de R$ 1 bi. "isso é apenas um exemplo do quanto o trabalho no parlamento é significativo", disse o deputado.

Cabanagem - A solenidade de entrega das honrarias teve início com a Comenda do Mérito Cabanagem, criada pela Lei 5.198, de 10 de dezembro de 1984, e é destinada a personalidades que se destacam pela contribuição ao Estado. Entre os agraciados da manhã estiveram o engenheiro e arquiteto Alcir Meira, o advogada Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB/Pa; Sebastião Tapajós, músico da cidade de Santarém, e o senador petista Paulo Rocha, na ocasião representado pelo deputado Airton Faleiro. O empresário Mário Moreira e o coronel Celso Araújo também receberam a comenda. O general Jeannot Jansen, recebeu o título de Cidadão do Pará.

Mais de 40 personalidades foram homenageadas pela Alepa. Segundo o deputado Marcio Miranda, o processo de escolha não é uma tarefa fácil dado o número grande pessoas abnegadas que dedicam o tempo ao trabalho social. "O Pará tem mais de oito milhões de habitantes, então, o agraciado ou agraciada por esta Casa representa parte dessa população traduzida pelo mosaico de atividades e segmentos aqui representados", lembrou o parlamentar. A Casa homenageia os agraciados com Mérito da Cabanagem, Título Honorífico de Honra ao Mérito e Cidadão do Pará.

A secretária Renilce Nicodemos, titular da Seel, recebeu o Título Honorífico de Honra ao Mérito após indicação por meio de projeto de lei apresentado pelo deputado Celso Sabino (PSDB), presidente da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer da Alepa. Em entrevista à imprensa, Sabino disse que o projeto foi aprovado à unanimidade devido ao trabalho da secretaria frente às ações de esporte e lazer no Pará. "A secretária tem sido muito feliz em suas escolhas e maneira de conduzir o trabalho na Seel. Ela tem colaborado e ajudado muito o crescimento do esporte no Pará e auxiliado projetos e atletas que representam o Pará", disse.

Já a secretária Renilce Nicodemos agradeceu ao que ela chama carinhosamente de "família Seel", seus familiares e colaboradores diretos. "O sucesso da Seel é fruto de um trabalho conjunto. Eu agradeço em nome de todos e especialmente ao deputado Celso Sabino, que apresentou este projeto de lei, e ao deputado federal Wladmir Costa, que me confiou a indicação para o cargo de secretária de Estado e, por fim, ao governador Simão Jatene pelo apoio", disse a secretária, sem esconder a emoção e a felicidade de estar entre os agraciados na solenidade que marca o reconhecimento do poder legislativo às personalidades públicas, civis, militares e pessoas jurídicas que prestam serviço relevante ao Estado do Pará.