Santarém mantém hegemonia em fase regional de Jogos Abertos

O município de Santarém manteve a hegemonia na segunda fase regional dos IX Jogos Abertos do Pará (Joapa), realizados no período de 26 a 28 deste mês naquela cidade do Oeste paraense. Das modalidades disputadas, Santarém perdeu apenas no futsal masculino para Porto de Moz, no voleibol feminino vencido pelas atletas de Óbidos; e no tênis de mesa feminino, vencido por Alenquer. A festa de encerramento, realizada neste domingo, 28, no ginásio da Cidadania, foi marcada pelo clima de confraternização entre as delegações. O prefeito de Santarém Alexandre Von participou da solenidade juntamente com a coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), idealizadora e realizadora dos Jogos. A próxima fase será realizada em Marabá. Sobre a etapa de Santarém, a secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, avalia positivamente as atividades que se desenvolveram sem incidentes.

Na pontuação geral, o município de Santarém somou 46 pontos; em segundo lugar ficou Oriximiná, com 15 pontos e em terceiro, Óbidos, com 11 pontos. As partidas finais foram realizadas no domingo. Em todos os locais a participação do público foi grande. Adultos, crianças e muitos jovens prestigiaram as rodadas. O futebol de areia, que é a novidade dos jogos deste ano, juntamente com o tênis de mesa, atraiu a atenção dos moradores e simpatizantes da cidade. O goleiro Lablá, 31 anos, muito conhecido no futebol profissional de Belém e de Santarém estava em quadra como convidado especial. “Fui convidado e estou aqui para representar meu município. Os Jogos Abertos abriram essa oportunidade e eu estou aqui”, disse o jogador, que assinou contrato recente com a equipe do Fast, de Manaus.

O goleiro Lablá deu sorte à equipe de Santarém que ficou com a medalha de ouro na modalidade. Outro destaque do futebol de areia é atacante Geane Batista, de 28 anos. Ela foi artilheira do time de futebol de areia com mais de seis gols. Bastante experiente, a jogadora não esconde a emoção de participar dos Jogos Abertos. “Eu gosto de futebol; dedico meu tempo para trabalhar e praticar esporte. Os Jogos Abertos são bons porque a gente consegue competir com outras cidades e isso é muito positivo”, conta. Geane e as companheiras foram campeãs da modalidade e festejaram muito o título.

O tênis de mesa, modalidade que também foi inserida nesta edição do Joapa 2015, revelou seus primeiros campeões da fase regional do Baixo Amazonas. No feminino, a atleta Viviane Lívia Vilhena, de Alenquer, foi medalha de ouro; Liliane Souto Maior, de Santarém, e Raquel Fonseca, de Santarém ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.  No masculino, o campeão foi Antônio Branco, de Santarém; Ari Queiroz e Claudiomilson Costa, ambos de Oriximiná, foram segundo e terceiro lugar respectivamente. No voleibol masculino, o titulo ficou com Santarém, segundo lugar para Óbidos e terceiro lugar Oriximiná. No feminino, o município de Óbidos foi bicampeão. Na modalidade de handebol, Santarém foi campeã no feminino e no masculino. O segundo e o terceiro lugar ficou com Alenquer no feminino e no masculino. No futsal masculino o título ficou com a delegação de Porto de Moz. O destaque foi atacante Rato, de 19 anos, artilheiro com seis gols. Santarém ficou em segundo e Prainha, em terceiro. No feminino,  Santarém dividiu o pódio com Oriximiná (2º) e Alenquer (3º).

Veja mais fotos em: Clique aqui!

Texto- Selma Amaral

Fotos: Antônio Silva – Agência Pará de Notícias