Santarém faz festa para delegações de Jogos Abertos

O município de Santarém, na região do Baixo Amazonas, fez festa para receber os 770 atletas que estão participando da nona edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quinta-feira, 25, com desfile das delegações, juramento e acendimento da pira olímpica. Na ocasião, a secretária de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos, fez a entrega do Troféu Responsa para os gestores que aderiram a proposta da Seel.

Os Jogos Abertos têm a finalidade de integrar o Estado por meio do esporte, além de agregar valores culturais, históricos e de atualização de regras das modalidades esportivas debatidas durante o congresso técnico que antecede a competição. A programação segue até domingo, 28. Os campeões ficam automaticamente classificados para a fase final que será realizada em Belém, no mês de setembro.

Esta é a segunda fase regional dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). A primeira foi em Barcarena e reuniu os municípios localizados na região do Baixo Tocantins. Desta etapa estão participando 770 atletas de dez municípios que vão se enfrentar nas seguintes modalidades: voleibol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), futebol de areia (masculino e feminino) e tênis de mesa, sendo que estes dois últimos são novos no conjunto da competição.

Delegações – A solenidade de abertura, realizada na quadra de esportes do ginásio da Cidadania, no centro de Santarém, contou com uma programação esportiva e apresentação cultural com números de danças regionais. Houve desfile das delegações de Santarém, Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Curuá, Juruti, Prainha, Porto de Moz, Terra Santa e Monte Alegre. A tocha olímpica foi conduzida pelo atleta do handebol de Santarém, Jacson Thiago. O juramento coube à atleta Poliane Guimarães.

Para a secretária Renilce Nicodemos, o grande legado dos Jogos Abertos está na abertura da oportunidade e no incentivo aos jovens que pretendem seguir uma carreira esportiva de alto rendimento. Os jogos também agregam valores pessoais à vida dos participantes, além de movimentar a economia da cidade-polo. A secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Maria José Maia, destacou essa condição do município para realização de Jogos. Santarém está responsável pela alimentação, hospedagem, transporte, infraestrutura e segurança, entre outros itens. “Estamos com sentimento de dever cumprido à medida que conseguimos receber e acolher esses atletas aqui na nossa cidade”, disse a secretária.

Competições – A partir desta sexta-feira, 26, começam as disputas. Os jogos serão realizados até domingo no ginásio da Cidadania, na arena cultural, ginásio da Ulbra e ginásio da AABB. As equipes campeãs, por modalidade, estarão automaticamente classificadas à fase final dos Jogos que será, em Belém, no mês de setembro.

Veja mais fotos em: Clique aqui!

Ascom  Seel – 3201-2322

Tags: