Rodada dos Jogos Abertos do Pará começa com vitória de Bom Jesus do Tocantins no futebol de areia

A equipe de futebol de areia de Bom Jesus do Tocantins venceu por 3 a 1 o time de Santa Luzia do Pará na rodada desta sexta-feira, 16, dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). O futebol de areia é estreante no Joapa, mas caiu no gosto dos jogadores e será disputado por 16 seleções, oito no feminino e oito no masculino. O time de Bom Jesus do Tocantins foi campeão na fase regional do Araguaia e carrega no elenco dois jogadores indígenas, Rodrigo e Beuzimar Karajá. O Joapa foi aberto oficialmente na noite de quinta-feira, 15, em homenagem ao Dia do Professor. A titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos, representou o governador Simão Jatene na solenidade.

A festa de abertura ocorreu no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e contou com desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento do fogo olímpico conduzido pelo atleta Henrique Silva, da seleção de Parauapebas. No discurso, a secretária Renilce Nicodemos destacou a importância do Joapa e adiantou que a Seel vai trabalhar para aumentar a logística da competição e ampliar a participação dos municípios. Em 2015, o Joapa cresceu 28% em relação a 2014. Foram 74 cidades e 4.646 participantes. "Agradecemos ao governador Simão jatene pelo apoio e, especialmente, as prefeituras que sediaram as fases regionais do Joapa", disse a secretária, que ainda entregou o trofeu "Responsa" aos chefes de delegações. "O trofeu é um reconhecimento da Seel pela participação dos municípios nos jogos", completou a titular da Seel.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Deivison Alves, que representou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, na solenidade, deu as boas-vindas aos atletas. A solenidade encerrou com apresentações de danças folclóricas e entoação dos hinos nacional, paraense e do município de Belém.

Jogos - Na manhã desta sexta-feira, a coordenação técnica do Joapa deu seguimento às rodadas dos jogos. Seis modalidades estão sendo disputadas. No futebol de areia, o primeiro jogo do dia foi entre Bom Jesus do Tocantins e Santa Luzia do Pará, que havia sido transferido da quinta-feira, 15. Bom Jesus venceu por 3 a 1. Em seguida, Marapanim venceu por 2 a 1 a seleção de Marabá no futebol de areia feminino.

Os jogos de futebol de areia estão sendo realizados na arena do conjunto Catalina, no bairro do Benguí. O local é administrado pela Associação dos Veteranos do Catalina (AVEC). O presidente da entidade, Mariano Farias, um bombeiro aposentado, acompanha a programação. "Está sendo uma honra e uma alegria muito grande poder colaborar com a Seel neste evento", disse o militar.

Na primeira partida do futsal feminino, Castanhal venceu a seleção de Breves por 2 a 1. Os jogos do futsal estão sendo realizados no ginásio do Sesi. No voleibol feminino, houve partida entre Barcarena e Óbidos. Os jogos de voleibol acontecem no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). As rodadas do basquete são realizadas nos ginásios do Serra Freire e Altino Pimenta; no handebol, as seleções estão jogando no ginásio do IFPA. Todas as partidas são abertas ao público com entrada gratuita. A programação do Joapa segue até domingo, 18.

Tags: