Regata de Kitesurf agita praia de Fortalezinha no verão 2016

A 1ª Regata de Kitesurfe do verão 2016 está com inscrições abertas ao preço de R$ 150,00. O pagamento dá direito a transporte, hospedagem e a “laicra” ou uniforme oficial da competição, conforme explicou Humberto Teixeira, presidente da Federação de Surf Paraense. Ele conta que o kitesurf vai agregar valor à programação de verão da praia de Fortalezinha, que geograficamente faz parte da ilha de Maiandeua onde também está situada a praia de Algodoal, no município de Maracanã, região Nordeste do Pará. Algodoal é mais conhecida entre os veranistas paraenses por seus atrativos bucólicos como passeios de charretes, por exemplo.   

“Algodoal já é referência e nós queremos levar essa demanda turística para Fortalezinha também”, conta Humberto, um filho de pescador da ilha que vem trabalhando há dez anos para criar um ambiente atraente e garantir mais qualidade de vida aos moradores do local. “Precisamos ter alternativas de renda para as famílias, uma vez que a pesca extrativista está muito difícil”, completou em entrevista ao site da Seel, na manhã desta segunda-feira, 4.

A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) está apoiando o evento, conforme determinação da secretária Renilce Nicodemos. “Esse apoio da Seel é muito importante porque o kitesurfe é um evento caro e nós precisamos dar apoio aos competidores também. Nossa ideia é levar os competidores e com eles um público extra formado pelas famílias”, avalia Humberto Teixeira, que completa a informação dizendo que a regata vai inscrever 42 pessoas do Pará, Piauí, Ceará e Amapá. “Não podemos inscrever mais do que isso para não comprometer a qualidade do evento”, completou.

Junto com o kitesurfe também vai aparecer na praia a turma de Standup (surf em pranchas gigantes com uso de remo), o que será mais um atrativo para os amantes do esporte, segundo Humberto. A katesurfe é uma novidade na praia de Fortalezinha neste verão de 2016, mas o Pará já aparece como roteiro importante para prática de esporte de aventura, de contemplação e amor à natureza. Em 2015, a Seel apoiou dois circuitos de esporte de aventura: Outdoor Challenger e Sun&Fun Adventure.

Os dois circuitos desenvolvem ações em municípios com natureza exuberante e forte atrativo turístico como Salinópolis, Salvaterra e Ponta de Pedras, na ilha de Marajó, Bujaru e a ilha de Mosqueiro. A programação em Fortalezinha será no período de 9 a 10 de julho. Os primeiros colocados (masculino e feminino) receberão premiação especial. O evento tem apoio da Seel e da Marinha do Brasil. Maiores informações pelo telefone – 99996-3635. Inscrição: Kaline 98241 8549 e Alvelina 98269 0337.

Fotos: Divulgação