Provas de corrida e caminhada marcam abertura de Jogos de Integração dos Idosos nesta terça-feira, no Mangueirão

As provas de caminhada, revezamento 4x25 e corrida de 100 metros marcam primeiro dia da programação dos Jogos de Integração dos Idosos assistidos pelo projeto Vida Ativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Haverá também abertura oficial com desfile das delegações a partir das 8h, desta terça-feira, 24, no Estádio Olímpico do Pará (EOP) – Mangueirão. O restante da programação será realizado nos demais núcleos do projeto: Tuna Luso, onde serão feitas as provas de queimada, voleibol, xadrez e dominó e na Asalp, as provas de natação. O encerramento será com atividades recreativas.  O projeto Vida Ativa atende cerca de mil idosos com ações de esporte e lazer e foi criado especialmente para o público com idade acima de 50 anos.

Além dos jogos, o projeto promove integração social por meio de festas como o baile de carnaval, quando é eleita a Rainha da Terceira Idade, a festa junina, com eleição de Miss Simpatia e brincadeiras que caracterizam a época. A secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, deverá acompanhar a abertura da programação. “A Seel tem um grande prazer em realizar esse projeto, que é uma ferramenta muito importante para manter a saúde física e mental das pessoas com idade acima de 50 anos. E nossa meta para 2016 é aumentar o número de polos de atendimento. Já conseguimos apoio da Uepa e de uma academia de dança para funcionarem ano que vem, mas estamos ainda na expectativa de ampliar as ações para o interior do Estado. A Seel está aguardando por adesões para oferecer o projeto aos 144 municípios do Pará”, disse a secretária.

Os jogos de integração vão reunir o público que frequenta os núcleos da Tuna, Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Asalp) e Estádio Olímpico – Mangueirão. As categorias serão divididas em A – para a turma entre 50 e 59 anos; B para os que têm 60 e 69 e C, com idade acima de 70. As provas aquáticas e de atletismo serão divididas por categoria nos gêneros masculino e feminino. Os chamados jogos de salão serão com equipes mistas, assim como a tradicional queimada e o voleibol. A coordenação dos jogos avisa que o objeto do evento é a integração. Os primeiros colocados serão premiados com medalhas.

Confira a programação:

Fotos: Arquivo Agência Pará de Notícia 

Tags: