Prova de triatlo confirma segunda edição

A prova de triatlo Amazônia Endurance estreou com sucesso e tem a sua segunda edição confirmada para o último fim de semana de setembro de 2017. A primeira edição do evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e foi realizada no último dia 25, em Salinópolis, no nordeste do Pará.

De acordo com informações da Agência Pará, os vencedores da primeira edição do evento foram Chicão Ferreira e Livia Bustamante, que ergueram o troféu de muiraquitã, símbolo do evento que é um amuleto no folclore amazônico.

A prova contou com circuito de 1.900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em pleno verão amazônico, o que a torna uma das mais difíceis do Brasil. A sensação térmica era de 43 graus, mas se o desafio foi grande para os atletas, o Amazônia Endurance se tornou uma atração para o público. “Que prova dura, mas ao mesmo tempo uma prova linda. Espero de coração que essa prova se firme no circuito nacional. Valeu a pena a viagem cansativa para ter esta experiência”, declarou Livia Bustamante, atleta campeã do feminino que vai disputar o campeonato mundial de Ironman, em Kona, no Havaí. Chicão Ferreira, campeão masculino, terminou a prova em 3 horas e 59 minutos.

A primeira edição contou com 95 atletas de 21 Estados. Os melhores paraenses na prova foram Anderson Pantoja, terceiro colocado geral, e Crystiane Seabra, segundo lugar geral feminino. Para ela, a competição foi uma oportunidade de testar a eficácia dos treinos de preparação para o IronMan Brasil que ocorre no mês de novembro em Fortaleza.